Em evento de Ong, pesquisas do CPAQ foram discutidas

A aproximação da Universidade com a comunidade segue sendo fortalecida. Dessa vez, pesquisas desenvolvidas no Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) foram apresentadas em oficina da Organização Não Governamental (Ong) WWF Brasil.

Com o tema “Geodesign”, o encontro foi realizado pela Ong entre os dias 22 e 23 de maio, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). O objetivo foi discutir a conservação da natureza na Bacia do Alto Paraguai e reforçar as áreas prioritárias de conservação. Foi a segunda oficina sobre o tema e contou com a participação de representantes de Ongs, de instituições de pesquisa, de fiscalização e de universidades do Brasil, Paraguai e Bolívia.

Representando o CPAQ, o Professor Emerson Figueiredo Leite apresentou o resultado de três pesquisas produzidas no câmpus:

Docente apresentou o resultado de pesquisas produzidas no câmpus (clique para aumentar)

• “Compartimentação Geomorfológica do Pantanal da Nhecolândia/MS”, desenvolvida pelo docente, pela Professora Dra. Elisângela Martins de Carvalho e pela acadêmica Emanuella Amábyle Arruda Sá Pereira (Geografia/CPAQ);
  • “Dinâmica espaço-temporal dos focos de calor na sub-região da Nhecolândia, Pantanal-MS”, realizada pelo docente em parceria com o Prof. Dr. Rogério Rodrigues Faria, do curso de Biologia do CPAQ;
  • “Análise da dinâmica da paisagem no Pantanal da Nhecolândia/MS”, realizada pela estudante Lidiane Perbelin Rodrigues, do Mestrado em Geografia do CPAQ, sob orientação do Prof. Emerson Leite.

Segundo o Professor Emerson, a ação é um importante passo para a melhoria da conservação ambiental da região: “a atividade consistiu num importante momento de troca de informações, com levantamento e organização de dados, informações e indicadores, de diversas bases de dados espaciais ou não-espaciais referentes ao território da Bacia do Alto Paraguai, para construção das bases de estruturação de um corredor de sociodiversidade no Pantanal”.

Veja as fotos da oficina: clique aqui.