Em aula de campo, estudantes de Biologia visitam a Base de Estudos do Pantanal

Estudantes de Ciências Biológicas da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), aproveitaram o último final de semana para adquirir aprendizados práticos na região do pantanal sul-mato-grossense. Isso porque, entre os dias 10 a 11 de agosto, um grupo de acadêmicos do curso visitou a Base de Estudos do Pantanal (BEP) para uma aula de campo.

A aula, válida como atividade da disciplina de “Fanerógamas”, do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, foi supervisionada pela Professora Dra. Bruna Fina. Fanerógamas é um termo usado para se referir aos vegetais superiores que se caracterizam pela presença de flores, como órgãos de reprodução nitidamente visíveis, destacando-se de outras traqueófitas, como as pteridófitas. As Fanerógamas também são conhecidas como espermatófitas, pois são plantas que produzem sementes.

Estudantes aproveitaram a estrutura oferecida na BEP/UFMS (clique para aumentar)

A Base de Estudos do Pantanal (BEP) está localizada na margem direita do Rio Miranda, na região denominada “Passo do Lontra” (entre os pantanais do Miranda e Abobral), em área correspondente a 21,5 hectares, no município de Corumbá – MS. A área construída da BEP corresponde a 1.371,63m². As atividades desenvolvidas na BEP são de ensino, extensão e pesquisa. O ensino de graduação consta de programas de aulas práticas de campo dos cursos da UFMS. Na Pós-graduação, a Base de Estudos do Pantanal tornou-se fundamental para as atividades de campo e desenvolvimento dos projetos de dissertação e de tese. Os projetos de extensão consistem de cursos e treinamento de pessoal nas diferentes áreas do conhecimento relativos ao Pantanal.

Para o estudante Maicon Velasco de Melo, o conteúdo aprendido tem sido importante: “a disciplina contribui significativamente ao ensino de botânica e morfologia vegetal. Na disciplina, os alunos aprendem a identificar através das chaves dicotômicas as espécies da flora. Também aprendemos a coletar e montar exsicatas, conforme as normas para depósito no herbário”.

Confira as fotos da aula de campo: clique aqui.