Educador Financeiro orienta Servidores sobre organização de finanças pessoais

Postado por: Marco Santos

Na última sexta-feira (10), o Campus de Aquidauana – CPAQ recebeu a visita do Educador Financeiro Silvio Sarro Alves, que promoveu um bate-papo sobre Educação Financeira e Orçamento Doméstico no anfiteatro da Unidade II do Campus. A ação é parte integrante do Plano de Acolhimento ao Servidor, que, especialmente em contexto de gradual retorno ao trabalho presencial, busca desenvolver diversas atividades voltadas aos servidores docentes, técnico-administrativos e colaboradores terceirizados do CPAQ.

Após serem recepcionados por um lanche composto por chá, panettone, café e bolachas recheadas, os servidores puderam interagir com o Educador Financeiro, que, por meio da apresentação de alguns vídeos, imagens e tópicos escritos, compartilhou conhecimentos principalmente ligados à organização de finanças pessoais. “Para organizar as finanças domésticas, as ações passam por mudanças de comportamentos e atitudes. O planejamento não pode ficar apenas guardado no papel/computador, já que para cumprir com o objetivo, é preciso consultar rápido e fácil as metas para melhor utilização dos recursos financeiros”, destacou Silvio.

Ao lançar perguntas instigantes, o Educador Financeiro despertou reflexões sobre como geralmente utilizamos nosso dinheiro em situações recorrentes do cotidiano e sugeriu formas de aplicá-lo com prudência. “Desde que me tornei servidor público, sempre fui assediado pelos bancos para me endividar pegando empréstimos consignados. Essa discussão que tivemos sobre finanças pessoais, sem dúvidas, foi muito importante para saber tomar esse tipo de decisão, ou seja, evitar o endividamento ou, caso não for possível evitar, escolher o melhor caminho”, ressaltou Edimar Rocha Dias, Assistente em Administração do Campus de Aquidauana.

No encerramento do bate-papo, a Professora Ana Graziele Lourenço Toledo, Diretora do CPAQ, agradeceu a todos os presentes pela participação. “A relação com o dinheiro é algo que todos nós precisamos estar atentos. O desejo pelo consumo, os estímulos que recebemos e as incertezas que vivemos fazem com quem a gestão das finanças pessoais seja um desafio constante. Entendo que a Educação Financeira, assim como a inteligência emocional, sejam temas que devem ser trabalhados de forma constante e desde os primeiros anos de nossa formação. Neste período de pandemia, com a abundância de opções no comércio eletrônico, muitos de nós adquirimos esse hábito de compra. Por isso, trouxemos esse tema para o Programa de Acolhimentos aos Servidores, para estimular o planejamento dos nossos gastos e o estímulo a fazer reservas”, finalizou a Diretora.

Contato

Silvio Sarro Alves

Educador Financeiro

Endereço de e-mail: silviosarroalves@gmail.com

Telefone/WhatsApp: (67) 99211-1661

 

Texto: Marco Santos