Docentes podem submeter projetos de pesquisa e de iniciação científica

Nesta segunda-feira (20), foram publicados, no Boletim Oficial da UFMS, os editais que fomentarão uma série de ações de pesquisa relevantes para a sociedade, com impactos na formação dos estudantes da UFMS.

Trata-se da abertura do período de submissão de projetos de iniciação científica e de projetos de pesquisa, que possibilitam aos docentes o registro das ações a serem desenvolvidas em 2020 na Instituição.

Dessa forma, já estão disponíveis os seguintes editais:

Edital Propp 2/2020 (Sem fomento): o edital visa selecionar projetos de pesquisa e de inovação sem fomento, ou seja, que não envolvam recursos financeiros próprios da UFMS ou de agências de fomento ou de empresas, desenvolvidos na UFMS. Em regra, o coordenador da proposta deve ser servidor efetivo da UFMS, com titulação mínima de Mestrado. Inscrições abertas até 31/12. Detalhes aqui.

Edital Propp 3/2020 (PIVIC): o edital do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária visa estimular o envolvimento de estudantes do ensino superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico e tecnológico. O orientador deve ser servidor da UFMS, com mestrado ou doutorado. Inscrições abertas até 31/12. Detalhes aqui.

Edital Propp 4/2020 (Parceira PJ): o edital visa selecionar projetos de pesquisa e de inovação que envolvam recursos financeiros advindos de parcerias com pessoas jurídicas públicas ou privadas, desenvolvidos na UFMS. Em regra, o coordenador da proposta deve ser servidor efetivo da UFMS, com titulação mínima de Mestrado. Inscrições abertas até 31/12. Detalhes aqui.

Edital Propp 5/2020 (Fomento de agências oficiais): o edital visa cadastrar projetos de pesquisa e de inovação com fomento, ou seja, que envolvam recursos financeiros de agências de fomento nacionais ou internacionais, tais como CNPq, Fundect, Capes, Finep, etc., desenvolvidos na UFMS. Em regra, o coordenador do projeto deve ser servidor efetivo da UFMS, com titulação mínima de Mestrado. Inscrições abertas até 31/12. Detalhes aqui.

Edital Propp 6/2020 (Coordenação externa à UFMS): o edital visa cadastrar projetos de pesquisa e de inovação com coordenação externa à UFMS, ou seja, que envolvam servidores da UFMS como coordenadores locais e que tenham a coordenação geral vinculada a outras instituições de ensino superior ou de pesquisa. Em regra, o coordenador local do projeto deve ser servidor efetivo da UFMS, com titulação mínima de Mestrado. Inscrições abertas até 31/12. Detalhes aqui.

As informações sobre sobre os requisitos, orientações gerais e o telefone para contato do setor específico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) estão disponíveis em cada edital.