Docentes do Curso de Turismo do CPAQ participaram do Encontro de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste, em Goiânia (GO)

Entre os dias 20 e 23 de junho, os professores Isabelle Pinheiro e Marcos Campos representaram o Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) no Encontro de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste (EnCOTurH), que ocorreu no Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus de Goiânia. Na ocasião, ocorreram diferentes momentos para diálogos e construção do conhecimento, tratando sobre temas relevantes para o ensino superior e tecnológico em Turismo no Centro-Oeste.

No primeiro dia de evento, na palestra da Prof.ª Mirian Rejowski, foram discutidos temas sobre ensino superior e pesquisa em Turismo no Brasil. As discussões do primeiro dia geraram contribuições imediatas a serem apresentadas ao Núcleo Docente Estruturante do Curso de Turismo do CPAQ.

No segundo dia, em mesa-redonda intitulada “Conjuntura e Perspectivas da Política de Turismo na região Centro-Oeste”, os professores Me. Marcos Campos – UFMS (representante do Estado de Mato Grosso do Sul), Dra. Rita Garcia, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (representante do Estado do Mato Grosso) e Dra. Gisélia Carvalho (IFG), realizaram um panorama da implementação das políticas públicas de Turismo na região Centro-Oeste.

Professora Isabelle Pinheiro ministrando oficina no EncoTurH

No terceiro dia, a Prof.ª Dra. Isabelle Pinheiro ministrou a oficina “Inventário e Hierarquização de Atrativos Turísticos”, que capacitou profissionais e estudantes a aplicarem a metodologia do Ministério do Turismo no levantamento de informações para a elaboração do Planejamento de destinos e atrativos turísticos. Neste mesmo dia à noite, a prof.ª Tânia Omena, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR Nacional), em conjunto com a Prof.ª Giovana Gomes (ABBTUR – Goiás),  tratou sobre as possibilidades e perspectivas do Turismólogo no cenário nacional.

No dia 23 de junho, ocorreu o I Fórum de Coordenadores e Professores da área de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste. Este fórum se configurou como relevante espaço para discussão dos principais entraves e perspectivas que passam os Cursos de Turismo na região e no cenário nacional. Do evento, saíram encaminhamentos como visitas técnicas interinstitucionais, além da formação de equipes de trabalho para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, unindo as Instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste.

Um fato marcante deste encontro foi a hospitalidade e a atenção que os docentes, palestrantes e discentes do Instituto Federal de Goiás imprimiram junto aos professores do Curso de Turismo. Nesta perspectiva, é com muita atenção que o Curso de Turismo, através dos professores Isabelle Pinheiro e Marcos Campos, agradecem o convite, a hospitalidade e, principalmente, a oportunidade para o diálogo, tratando de questões que incidem diretamente na consolidação do Curso de Turismo e do Turismo em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul e na região Centro-Oeste.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.