Divulgado o resultado final do Integra UFMS 2019

Na última quarta-feira (5), foi divulgado o resultado final do Integra UFMS. Foram aprovados mais de 1,1 mil trabalhos. De acordo com a coordenadora Yvelise Possiede, todas as áreas do conhecimento e as unidades da UFMS estão contempladas. “Serão expostos mais de 600 trabalhos dos institutos, faculdades e escola da Cidade Universitária. Também tivemos uma excelente participação da comunidade acadêmica dos câmpus, com mais de 400 trabalhos aprovados”, comenta Yvelise.

Criado em 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas aos programas institucionais: Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Educação Tutorial, Extensão Universitária, Mais Cultura, Esportes, Ensino de Graduação, Ligas Acadêmicas, Residência Pedagógica, Pós-Graduação Stricto Sensu, Empresas juniores e da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

Neste ano, o Integra UFMS faz parte da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), estando vinculado à SBPC Jovem. “São cerca de 800 trabalhos de pesquisa e inovação, em torno de 200 de extensão, cultura e esporte e 150 de ensino. Será uma excelente oportunidade para nossos alunos darem visibilidade ao que é desenvolvido na Universidade, já que, por acontecer durante a SBPC, pessoas do Brasil e do exterior participarão da reunião e visitarão os espaços”, complementa Yvelise.

“Além de trabalhos dos nossos acadêmicos, estaremos dividindo espaço com estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, um dos nossos parceiros nesta edição da SBPC”, comenta a coordenadora. Do IFMS são 115 banners de todas as unidades, sendo a maior parte dos trabalhos concentrados nas áreas de exatas e engenharias.

Os banners serão expostos nos dias 22 a 26 de julho, das 16h às 18h, no ginásio Moreninho. Os estudantes terão 30 minutos antes e depois da exposição para montar e desmontar. Os trabalhos serão apresentados em um único dia, na seguinte ordem: nos dias 22 e 23, serão expostos os de Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes; nos dias 23 e 24, de Ciências Biológicas; nos dias 24 e 25, os de Saúde; e nos dias 25 e 26, os de Agrárias, Exatas e Engenharias.

Cronograma

Os estudantes dos câmpus que tiveram seus trabalhos aceitos precisam solicitar apoio financeiro no site do Integra, até o dia 11 de junho. A retirada do banner e do kit Integra deve ocorrer a partir de 19 de junho. “Já foi iniciada a impressão e, oportunamente, a equipe estará contatando os autores dos trabalhos para retirada em local e data definidos posteriormente”, explica a coordenadora do Integra UFMS.

A lista dos trabalhos aprovados e outras informações podem ser conferidas no link: Download (PDF, 2.15MB).

Texto: Vanessa Amin