Direção do CPAQ se reuniu com alunos da Escola Estadual Indígena da Aldeia Bananal

Nesta sexta-feira (24), a Direção do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Indígena Prof. Domingos Veríssimo Marcos, para conversar sobre as demandas indígenas no ensino superior.

Sob supervisão do Coordenador Pedagógico da escola, Prof. Cerise Francelino Fialho, os alunos, matriculados no terceiro ano do ensino médio, buscaram dialogar sobre temas como as ações afirmativas na universidade, o combate ao preconceito no ensino superior e a atual e futura formação do indígena no Campus de Aquidauana.

Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, o Prof. Paulo Baltazar reiterou a importância do diálogo e proximidade constantes: “o diálogo foi importante para mantermos as portas abertas para esse público externo, que são os escolares, e que futuramente estarão na universidade. Foi uma oportunidade de apresentar os cursos, as ações afirmativas para a população indígena e as formas de ingresso nos cursos do campus”.

Na reunião, a Direção do CPAQ traçou objetivos para ampliar a proximidade do Campus de Aquidauana com as escolas indígenas, como em visitas da Universidade nas escolas indígenas da região. Os alunos também foram incentivados a participar do processo seletivo para ingresso na nova turma regular do curso de Licenciatura Intercultural Indígena para 2019, que contará com 25 ingressantes na área de Linguagens e Educação Intercultural.

Além dos escolares, participaram da reunião os Profs. Auri Claudionei Matos Frübel (CPAQ), Paulo Baltazar (CPAQ), Cerise Francelino Fialho (Escola Indígena), Eliezer Cece Gregório (Escola Indígena) e Sueni Alves (Escola Indígena).