Direção, acadêmicos e docentes do CPAQ participaram do VIII Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena

Na última quarta-feira (10), a Direção do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), juntamente com acadêmicos indígenas e docentes do Câmpus, participou da abertura e atividades posteriores do VIII Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso do Sul (FOREEIMS), que teve como tema a “Conjuntura Política Nacional e Direitos Educacionais – Avanços, Desafios e Perspectivas”.

O evento, que foi realizado na Aldeia Bananal, município de Aquidauana (MS), contou com a participação de diversas lideranças indígenas do estado, além de representantes de diferentes cidades, tais como Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Campo Grande, Japorã, Dourados, Anastácio, dentre outras.

Na ocasião, participaram da cerimônia o Diretor do CPAQ, professor Auri Claudionei Matos Frübel, a Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), professora Onilda Sanches Nincão, além de alguns docentes do CPAQ, como a professora Facunda Concepción Mongelos Silva e o professor Paulo Baltasar.

Acadêmicas do CPAQ realizaram apresentação cultural na abertura do VIII FOREEIMS

Igualmente, houve a participação vários alunos indígenas do CPAQ, que estiveram presentes em duas apresentações realizadas na solenidade de abertura do evento.

Em sua fala, o Diretor do CPAQ, professor Auri Claudionei Matos Frübel, agradeceu o convite realizado pelo Cacique Célio Fialho e reiterou a contínua parceria firmada entre o CPAQ e as aldeias indígenas da região, que possuem crescente participação nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos no Câmpus de Aquidauana.

Na quinta-feira (11), os professores Auri Claudionei Matos Frübel e Onilda Sanches Nincão participaram da Mesa “Educação Superior e Ação Saberes Indígenas”, juntamente com outros docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.