Dia da Consciência Negra foi celebrado com atividades no campus

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, o Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoveu diversas atividades, entre os dias 19 e 20/11.

As ações foram viabilizadas por meio de uma parceria, que envolveu a campanha institucional “Eu Respeito UFMS”; o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFMS (Neabi); e o projeto de extensão “Negritude em debate”, coordenado pela Profa. Ana Paula Archanjo Batarce. Além disso, estudantes de vários cursos, principalmente de História e Geografia, participaram ativamente do evento.

O objetivo foi celebrar o “Dia da Consciência Negra”, data escolhida pelo movimento negro para homenagear Zumbi dos Palmares, que foi um dos maiores líderes da resistência negra contra o sistema escravocrata estabelecido no Brasil – que perdurou por mais de três séculos.

Ana Paula é Professora na UFMS/CPAQ e organizou o evento do Dia da Consciência Negra (clique para aumentar)

Durante os dois dias do evento, foram promovidas atrações culturais e discussões sobre herança, identidade negra e o processo de escravização no Mato Grosso. As atividades se iniciaram com a exclamação de poesias de Carina Castro, escritora negra que, com muita sensibilidade, traz à tona o sofrimento do povo negro escravizado no Brasil.

Em seguida, houve a participação dos grupos de capoeira de Angola “Ilê Dandara” e “Cordão de Ouro”, que evidenciaram a importância da capoeira na cultura afro-brasileira. Logo depois, aconteceu a apresentação de esquetes críticas adaptadas ao momento político atual.

Para finalizar, a musicalidade afro foi destacada, através do canto de alguns “pontos” da umbanda (religião de matriz africana) e também na dança de roda conhecida como coco.

Apresentações diversas foram realizadas durante dois dias (clique para aumentar)

Para a Profa. Ana Paula, coordenadora do projeto “Negritude em debate”, as parcerias fizeram com que o evento fosse um sucesso: “o evento foi lindo e transbordava o axé. Agradeço a parceria com o IFMS e faço um agradecimento especial aos acadêmicos envolvidos, aos grupos de Capoeira, ao grupo musical “Resistência” e ao Cafola pelas suas imagens, pois sem esses sujeitos sociais o projeto não teria acontecido”.

Confira as fotos do evento: clique aqui.

Fotos: Juliana Ovelar e Diego Cafola