Definidas regras para debate público e entrevista de candidatos à nova gestão da UFMS
A Comissão Executiva Central, responsável pelo Processo de Consulta à Comunidade Universitária para elaboração da lista tríplice que irá definir o próximo reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMS, deliberou sobre dois temas importantes: as regras do debate público das chapas de candidatos e as séries de entrevistas à Rádio Educativa UFMS 99.9.
“As regras para o debate se basearam nos limites das ideias e propostas para a UFMS, contidas nos planos dos candidatos para o próximo quadriênio. O debate será realizado em ambiente de reuniões remotas e transmitidas via streaming. Entre outros, haverá um espaço importante e fundamental para a comunidade enviar questionamentos a todos os candidatos que responderão a uma série de perguntas sorteadas e o eleitor poderá ter uma visão das propostas para a nossa Universidade”, explica o presidente da Comissão Executiva Central, professor Henrique Mongelli.
A Comissão Executiva Central, com orientação da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMS, irá definir o ambiente da reunião, os canais de streaming e os sorteios, informando às chapas com no mínimo 48 horas de antecedência da data de realização do evento.
Quanto às entrevistas à Rádio Educativa UFMS 99.9, definiu-se que serão veiculadas no período de 6 a 10 de julho de 2020, diariamente, das 7h15 às 7h45, das 13h às 13h30, e das 18h às 18h30, de segunda a sexta-feira, respeitando a ordem do posicionamento das chapas no Sistema Eletrônico de Consulta.
Todos os candidatos irão responder a seis perguntas encaminhadas com 48 horas de antecedência da data agendada para a entrevista, sendo concedidos cinco minutos para cada resposta.
A Agência de Comunicação Social e Científica ficará responsável pelo agendamento, realização e veiculação das entrevistas na Rádio Educativa UFMS 99.9.
A gravação das entrevistas será realizada, por telefone, no período de 29 de junho a 3 de julho de 2020, também na mesma ordem do posicionamento das chapas no Sistema Eletrônico de Consulta.
“Esse é um outro espaço para divulgação dos programas e ideias das chapas, auxiliando os eleitores em sua decisão. A consulta ocorrerá no dia 17 de julho, das 8h às 21h, por meio eletrônico, uma inovação importante implantada e que garante a lisura e seriedade deste processo democrático que é a escolha do reitor e vice-reitor de nossa Universidade”, afirma Mongelli.
DELIBERACAO-COMISSAO-EXECUTIVA-CENTRAL_COEL-n-10-de-24-06-2020