De temas regionais a internacionais, estudantes de Administração encerram apresentações de TCC

Temas que atingem a realidade de Aquidauana, do Mato Grosso do Sul e até reflexões sobre temas globais. As apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Administração do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) foram marcadas pela variedade de temas.

Ocorridas entre os dias 28 e 29 de novembro, as apresentações anuais são rotina no curso: “trata-se de requisito obrigatório para a conclusão de componente curricular no Curso, e a variedade de temas de pesquisa tem sido um destaque positivo, o que é enriquecedor para o campo da Administração”, destaca a Coordenadora do Curso de Administração, Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi.

No primeiro dia (28), as apresentações abordaram temas como empreendedorismo, sustentabilidade e consumo, com os seguintes trabalhos sendo discutidos:

• Atitude Empreendedora entre as Mulheres de Anastácio – MS (artigo)

Thais obteve aprovação de sua banca (clique para aumentar)

• Apresentado por: Léo Renato Dias
    • Banca: Dra. Gercina Gonçalves da Silva (orientadora), Me. João Bosco de Moura Filho (co-orientador) e Dr. Alisson Maxwell Ferreira de Andrade;
  • Consumo Sustentável: uma Revisão Sistemática da Literatura (artigo)
    • Apresentado por: Camila Costa Sandri
    • Banca: Dra. Daniela Althoff Philippi (orientadora), Me. João Bosco de Moura Filho (co-orientador) e Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo;
  • Programa Rio De Leite na Perspectiva dos seus participantes: estudo sobre o Capital Humano Científico e Técnico (artigo)
    • Apresentado por: Thais Emanuelly Soares Lima
    • Banca: Dra. Daniela Althoff Philippi (orientadora), Dr. Andre Rozemberg Peixoto Simões (UEMS) e Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo;
  • Comportamento do Consumidor Cego em Aquidauana (artigo)
    • Apresentado por: Thaty Lins Verde Selva
    • Banca: Dra. Daniela Althoff Philippi  (orientadora), Me. João Bosco de Moura Filho (co-orientador) e Dra. Gercina Gonçalves da Silva;
  • Causas e Efeitos de Reincidência, ou não, no Sistema Prisional – regime semiaberto em Aquidauana-MS (TGF)
    • Apresentado por: Danilo Penteado Confessor
    • Banca: Dra. Daniela Althoff Philippi (orientadora), Me. João Bosco de Moura Filho (co-orientador) e Dra. Helen Paola Vieira Bueno;
  • Empreendedorismo e planejamento financeiro em um comércio de materiais esportivos: estudo de caso sobre uma gestão de sucesso na empresa “Planeta Esportes” (artigo)
    • Apresentado por: Carlos Augusto Nepomuceno
    • Banca: Dr. Alisson Maxwell Ferreira de Andrade (orientador), Dra. Gercina Gonçalves da Silva e Me. Luiz Henrique Botelho
  • Empreendedorismo Social nas Aldeias da Região do Município de Aquidauana-MS (artigo)
    • Apresentado por: Marluce Gomes Carvalho da Silva
    • Banca: Dra. Gercina Gonçalves da Silva (orientadora), Dr. Alisson Maxwell Ferreira de Andrade e Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo.

Danilo apresentou trabalho sobre reincidência no sistema prisional (clique para aumentar)

No segundo dia (29), as apresentações foram discutiram sobre empreendedorismo e cultura organizacional, com os seguintes trabalhos:

• Empreendedorismo e inovação no varejo: um estudo de caso no município de Aquidauana (artigo)
    • Apresentado por: Hélio dos Santos Arruda
    • Banca: Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo (orientadora), Dra. Daniela Althoff Philippi e Me. Luiz Henrique Botelho
  • Cultura organizacional na administração pública: um estudo de caso no Núcleo de Receitas de Aquidauana – MS (artigo)
    • Apresentado por: Lorraine Traversi Alves

No dia 05 de dezembro, todos os estudantes entregaram as versões finais de TCCs, mediante protocolo, na Coordenação do Curso, garantindo-lhes sua aprovação final.

A Coordenação e o corpo docente do Curso de Administração parabenizam a todos pelas brilhantes apresentações e importante etapa cumprida!

Confira o álbum de fotos das apresentações: clique aqui.