DADOS E PREVISÃO DE TEMPO E CLIMA FORAM TEMAS DE AULA DE CAMPO DO CURSO DE GEOGRAFIA

Postado por: Diego Almeida Oliveira

Para conhecer na prática o uso de dados e o monitoramento de tempo e clima, o grupo de acadêmicos do segundo semestre do Curso de Bacharelado em Geografia foi ao Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

No CEMTEC, os acadêmicos conheceram as instalações e os procedimentos realizados pelo órgão para divulgação da previsão e monitoramento climático no Mato Grosso do Sul. Os estudantes foram conduzidos pela Física Franciane Rodrigues, mestre em Meteorologia e doutoranda em Agronegócio, que apresentou, em tempo real, procedimentos para a previsão de tempo para os próximos 15 (quinze) dias. Foram apresentados, também, os modelos de previsão climática que são empregados no Brasil em tal atividade. O Assessor Técnico do CEMTEC, Geógrafo Carlos Eduardo Borges Daniel, apresentou as Estações Meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e, ainda, as do CEMTEC: suas instalações, operação e tratamento de dados nessas Estações.

Para o professor da disciplina de Climatologia, Emerson Figueiredo Leite, “o momento desta atividade é importante para os acadêmicos da Geografia, pois vivenciam na prática a utilização dos conteúdos tratados em sala de aula e suas possíveis aplicações, como suporte à produção agropecuária, na defesa civil no apoio as suas ações em enchentes e inundações urbanas, bem como nos incêndios florestais”.

Para ver o álbum de fotos, clique aqui.