Cursos de Geografia, História e Turismo do CPAQ participam de reunião em prol do desenvolvimento da Rota Turística da Retirada da Laguna

Organizada pela Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (SECTEI/MS), foi realizado, na manhã desta quinta-feira (08), mais um encontro de debates & embates em prol do desenvolvimento da Rota Turística da Retirada da Laguna no Estado de Mato Grosso do Sul.

A Guerra da Tríplice Aliança vem sendo trabalhada em ações conjuntas reunindo várias instituições parceiras em prol do crescimento, desenvolvimento, consolidação e inovação, visando às potencialidades turísticas dos resquícios históricos nas regiões turísticas “Caminhos da Fronteira”, “Bonito-Serra da Bodoquena” e “Pantanal”.

Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participaram da reunião os cursos de Geografia, História e Turismo.

O Curso de Geografia participou com a presença do Prof. Dr. Antonio Firmino, coordenador do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (CADEF), que possui pesquisas com o foco no desenvolvimento do território e espaço geográfico afetado pela Guerra da Tríplice Aliança.

20c92490-0d59-464b-a999-a549b711fcd5Sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Esselin, o Curso de História apresentou os resultados do I Congresso Internacional de História Regional – Pensando a Guerra do Paraguai e o Processo de Consolidação dos Estados Nacionais da Bacia do Rio da Prata. O evento aconteceu em maio de 2016, abrangendo várias áreas de estudos com um conceito interdisciplinar, focado na temática Território, Cultura e Representações.

O Curso de Turismo esteve presente com novas propostas de estudos focadas no segmento de Dark Tourism, pensando estrategicamente o Turismo de Guerra com os estudos de conclusão de Curso das acadêmicas Tatiele Gomes Muniz e Tatiane Benites, sob a orientação do Prof. Me. Izac Bonfim.

As instituições parceiras estão trabalhando em conjunto, visando ao desenvolvimento do turismo local, que proporcione a preservação das identidades, memória, meio ambiente e conjuntamente proporcionem a geração de renda, emprego e trabalho, movimentando a economia das cidades afetadas pela Guerra da Tríplice Aliança.

São instituições parceiras:

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Exército Brasileiro – Comando Militar do Oeste CMO

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul – IFMS

Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul – SECTEI/MS

Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Prefeitura Municipal de Bela Vista

Prefeitura Municipal de Nioaque

Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna

Prefeitura Municipal de Jardim

Prefeitura Municipal de Anastácio

Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional – IPHAN

Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – IHGMS

Geopark Serra da Bodoquena

Museu de Arqueologia – MUArq

SEBRAE

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT

Descendentes do Guia Lopes

Colônia Paraguaia de Campo Grande

Grupo ACABA

Consulado do Paraguai em Campo Grande / MS

Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.