Cursos de Geografia e Turismo divulgam a Primeira Circular do GEOTUR 2016

Nesta quarta-feira (22), os Cursos de Geografia e Turismo divulgaram a Primeira Circular da Semana Acadêmica de Geografia e de Turismo de Aquidauana (GEOTUR), com o tema “repensando o desenvolvimento regional e a sustentabilidade em Mato Grosso do Sul”, que será realizado entre os dias 17 a 19 de agosto de 2016.

O estado de Mato Grosso do Sul, por ser um território que abriga importantes biomas, a exemplo do Pantanal e do Cerrado, configura-se como uma área que requer rigoroso planejamento territorial. Tal necessidade decorre da importância social e econômica dos mesmos, principalmente em relação à população que aí vive, bem como das possibilidades concretas de sua degradação em função da ação de outros interesses econômicos, normalmente vinculados ao grande capital.

Tendo em vista a necessidade de se tentar conciliar a geração de desenvolvimento regional com crescimento econômico e preservação ambiental, os cursos de Geografia e Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana, vêm, conjuntamente, realizar o presente evento com o intuito de tratar dos diversos aspectos ligados ao tema proposto, buscando trazer novos enfoques acerca da relação entre desenvolvimento regional e a sustentabilidade em Mato Grosso do Sul.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, apresenta-se enquanto uma das instâncias a fomentar essa importante temática a partir do desenvolvimento de pesquisas e debates, buscando contribuir principalmente para o atendimento das demandas das sociedades local e regional, no que respeita à possibilidade (ou não) de conciliação envolvendo desenvolvimento regional e sustentabilidade ambiental.

Este evento é organizado pelos Professores Ricardo Lopes Batista, Camilo Ávila e Fenando Faria (do curso de Geografia), Marcos Campos, Lucy Ayach e Isabelle Pinheiro (do curso de Turismo), contando ainda com a colaboração de outros professores, como André Carvalho e Elisângela Martins (também do curso de Geografia).

Para ter acesso à Primeira Circular do GEOTUR, clique aqui.