Cursos de Geografia do CPAQ realizaram visita técnica em Três Lagoas (MS)

No período de 16 a 18 de novembro de 2017, os alunos do curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ), através dos professores Ricardo Lopes Batista, Fernando Farias e Rafael Fonseca, vinculados às disciplinas de Geografia Regional e Geografia Econômica, estiveram no município de Três Lagoas (MS) promovendo uma visita técnica.

Na ocasião, foram realizadas atividades na empresa de papel e celulose Eldorado Brasil, na Usina Hidrelétrica de Jupiá, no distrito industrial, além de análises em campo sobre a formação histórico-espacial da cidade. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de estudar e analisar na prática:

Alunos e docentes participaram de diferentes atividades em Três Lagoas!

• Avanço e transformação industrial daquele espaço geográfico, enfatizando o papel dos distritos industriais;
  • A atuação das maiores companhias do mundo do ramo de papel e celulose;
  • O papel da usina hidrelétrica de Jupiá e sua contribuição para o arranjo espacial três-lagoense;
  • Os processos de segregação e fragmentação espacial decorrentes das alterações do modelo regional;
  • O impacto da reestruturação produtiva;
  • Palestras específicas no auditório da UFMS sobre as alterações geoeconômicas de Três Lagoas e Mato Grosso do Sul, bem como acerca da organização espacial e do processo de construção do Plano Diretor da cidade frente ao grande processo de expansão industrial.

O município de Três Lagoas faz parte do processo de alteração da matriz produtiva da Região Centro-Oeste e de Mato Grosso do Sul, onde se nota um dinamismo histórico e territorial de alteração e migração da base econômica da pecuária extensiva para a silvicultura e o setor industrial.

Confira o álbum de fotos da visita técnica, clique aqui.