Cursos da UFMS em Aquidauana recebem nota 3 em avaliação

Na última terça-feira, 18 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para consulta os conceitos dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior do país.

Os dados são referentes a 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep em coletiva de imprensa, na sede do Instituto, em Brasília (DF).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os insumos usados nos cálculos são:

• Desempenho dos estudantes no Enade – Nota do Enade;
  • Valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes – IDD;
  • Perfil do Corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação) – Censo Superior;
  • Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo – Questionário do Estudante no Enade.

Entre os cursos da UFMS, nove cursos do Câmpus de Aquidauana foram avaliados:

• MATEMÁTICA (LICENCIATURA)
  • LETRAS-PORTUGUÊS (LICENCIATURA)
  • LETRAS-PORTUGUÊS E INGLÊS (LICENCIATURA)
  • LETRAS-PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA)
  • CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)
  • PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
  • HISTÓRIA (LICENCIATURA)
  • GEOGRAFIA (BACHARELADO)
  • GEOGRAFIA (LICENCIATURA)

Todos os cursos do câmpus que foram avaliados ficaram com o CPC na faixa 3, em uma escala crescente que varia de 1 a 5. Como Instituição, a UFMS ficou com conceito 4 na avaliação geral.

Confira na íntegra os dados avaliativos disponibilizados pelo Inep/MEC: clique aqui