Curso on-line sobre empreendedorismo oferece 2 mil vagas para estudantes e servidores

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Estudantes e servidores têm a oportunidade de participar de um curso gratuito sobre empreendedorismo. Ao todo, são 2 mil vagas disponíveis para todos os Câmpus, por meio de uma parceria com o programa Negócio Cultural. As aulas são on-line e o objetivo da colaboração é incentivar novos negócios.

A parceria com a Universidade será formalizada na sexta-feira, 30, com a assinatura do termo de compromisso. A iniciativa é patrocinada pela Águas Guariroba, do grupo Aegea Saneamento, realizada pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos, com apoio da UFMS.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, o curso oferece uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos sobre empreendedorismo, finanças e sustentabilidade. “É importante destacarmos o foco do negócio sustentável, que será abordado durante o programa”, ressalta.

O diretor de Relações Institucionais da Aegea na região Centro-Oeste, Paulo Antunes, destaca a importância de trabalhar a sustentabilidade, independente do tamanho da empresa, seu formato ou ramo de atividade. “É com esse propósito que a Aegea, holding da qual a Águas Guariroba faz parte, busca parcerias como esta, aliando-se a uma instituição como a UFMS, para levar o tema da sustentabilidade aos pequenos negócios, desde a fase da formação acadêmica”.

O curso oferece conteúdos que podem ajudar quem pensa em abrir um novo negócio, com temas como plano e modelo de negócios, vendas, marketing e recursos humanos. “Essa é uma grande oportunidade para melhorar a gestão do seu negócio ou entender como funciona o empreendedorismo para poder iniciar um projeto do zero”, explica Abílio Martins, diretor operacional da NTICS Projetos.

Além das aulas disponibilizadas na plataforma, o programa oferece mentorias por meio de um chat, que ficará disponível para que os participantes tirem dúvidas. A recomendação é de que os interessados façam a inscrição no site o quanto antes. O curso ficará disponível até o dia 15 de dezembro, prazo final para que os participantes concluam as atividades. Após o término das oficinas, todos os participantes receberão certificado de conclusão do curso de 40 horas.

Lançamento

O lançamento da parceria ocorrerá no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, às 14 horas. Com o propósito de estimular a comunidade acadêmica a participar, o lançamento deve reunir os pró-reitores, diretores de agências e unidades, além de empresas juniores e startups da Universidade.

A iniciativa atende a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. Desde 2018, todos os projetos da UFMS precisam estar vinculados a pelo menos um dos ODS.

Texto: Mylena Rocha