Curso de Turismo do CPAQ realiza o Workshop de leitura e escrita de viagens.

Postado por: Rafael Melcher

Nesta última terça-feira, dia 05/12, houve o encerramento do Workshop Leitura e Escrita de Viagens, curso de formação oriundo de um projeto de extensão do campus.

O workshop contou com uma programação intensiva de conteúdos e exercícios práticos, possibilitando aos profissionais e estudantes que atuam com viagens e turismo outros caminhos teóricos e práticos de pensar essa área do saber e seu mercado profissional a partir das aproximação desse campo com as contribuições dos estudos do Círculo de Bakhtin.

Houve problematização para se redirecionar o sentido de leitura e escrita de viagens – em suas várias formas de materialização –  como um movimento de entender o texto como o ponto de partida para compreender as investigações/pesquisas/leituras/vivências/experiências, num processo dialógico de pensar a linguagem como interação social, entendendo esta como lugar privilegiado para encontro e desencontros entre sujeitos e objetos (destinos/atrativos turísticos/etc).

O curso foi conduzido pelas professoras Patrícia Zaczuk Bassinello, servidora do campus de Aquidauana e pela professora Ana Beatriz Ferreira dias, servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul -campus Cerro Largo e, representou segundo elas, uma ação positiva, inovadora e pouco explorada na área de Turismo, já que possibilitou a interação e reflexão entre campos dos saberes; a integração entre os participantes nas atividades sugeridas; assim como o enriquecimento de conhecimentos que ressoaram como colaboradores nas atividades profissionais e acadêmicas do público participante.

Vale destacar que o grupo participante do evento reforçou a importância da universidade pública continuar a oferecer cursos e projetos de extensão para a comunidade externa como canal de valorização do ensino público e gratuito como também socializar por meio desses projetos as contribuições e avanços científicos que estão sendo produzidos e construídos na academia.

Esse projeto representou uma das iniciativa do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe – UFSCAR) e contou com recursos da PROECE/UFMS e com o apoio de diversas lideranças do município de Aquidauana para a sua realização.

Confiram algumas fotos dos momentos do curso nesta página: https://drive.google.com/open?id=1qGT8FHJioZqrDYQrcRMmOMjSSIsVIKpv

E também alguns dos relatos já publicizados pelos participantes no instagram piraputanga estrada parque e na #piraputangaestradaparque!