Curso de Turismo do CPAQ convida para palestra sobre Patrimônio Cultural na próxima terça (09)

Na próxima terça-feira (09), a comunidade acadêmica do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) poderá participar de uma palestra sobre Patrimônio Cultural. A palestra, intitulada “A Des-Re-Patrimonialização do Sítio Histórico Tombado de Penedo-AL”, será ministrada pela professora Doutora Daniella Pereira de Souza Silva, docente da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

O evento está sendo organizado pela Coordenadora do Curso de Turismo do CPAQ, professora Isabelle de Fátima Silva Pinheiro, em conjunto com o docente Marcos Pereira Campos, do mesmo curso.

A palestra será realizada na próxima terça-feira – dia 09/05/2017, às 13h, no Auditório Paulo Correa, Bloco B, Unidade II, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o conteúdo da palestra e sobre a palestrante:

• A Des-Re-Patrimonialização do Sítio Histórico Tombado de Penedo-AL:

– A patrimonialização, entendida como processo de ressignificação dos lugares, tem criado conflitos como consequência da sua territorialização em territórios preexistentes. O processo de patrimonialização “espera” que o território passe a ser visto como um verdadeiro palco de oportunidades, ressaltando o valor econômico que passa a adquirir via potencialização dos seus recursos culturais, numa imbricada e ampla rede de relações inclusive externas ao município. Assim, pretendemos conversar sobre como a patrimonialização opera e é percebida cotidianamente pela população dos sítios históricos tombados considerando a sua relação com os agentes da patrimonialização e com a paisagem cultural tombada. Para tanto, traremos a particularidade do município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, por ser tombado a nível federal (1996), estadual (1986) e municipal (1989) e por estar fora do circuito das capitais nordestinas de maior atratividade turística. Aproveitaremos também para conversarmos sobre quais estratégias e conflitos estão na base do processo patrimonializador do sítio histórico tombado de Penedo-AL, explicitando a complexidade das relações travadas entre os agentes externos e internos da patrimonialização e a população daquela área.

• Professora Doutora Daniella Pereira de Souza Silva

– Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Geografia pela mesma instituição e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Leciona no Departamento de Turismo da UFS e é membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura (PPGEO/UFS). No curso de turismo, tem atuado com os temas Patrimônio Histórico e Cultural, Planejamento e Organização do Turismo, Geografia do Turismo e Sistemas de Transportes Turísticos. Iniciou recentemente o projeto Observatório Integrado de Pesquisas e Ações no Turismo, vinculado à UFS, que tem como objetivo coletar e analisar dados, documentos e projetos, bem como monitorar o desenvolvimento do turismo sergipano. Ingressou recentemente como docente na pós-graduação lato sensu em Gestão de Empreendimentos Turísticos nos Pólos Velho Chico e Costa dos Coqueirais e em Planejamento em Turismo no Pólo Costa dos Coqueirais, parceria entre a UFS e o PRODETUR-SE.

Não percam essa oportunidade! Participem!