Curso de Turismo convida comunidade acadêmica para exibição do filme Blade Runner

Postado por: Joao Doarth

Na próxima terça-feira, 27 de março, às 15h, haverá exibição do filme Blade Runner – o caçador de androides, no auditório Paulo Correa (bloco b, unidade II).

A iniciativa, oriunda da disciplina de Gestão do Lazer e Entretenimento, do curso de Turismo do CPAQ, tem a perspectiva de, com a exibição do filme, contemplar o aprofundamento pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de duas discussões presentes no plano da disciplina, que é sobre o Lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho e sobre a compreensão do Entretenimento e suas diversificadas linguagens imprimidas na comunicação contemporânea, como é o caso do Cinema (filmes).

Conforme a professora Patrícia, responsável pela inciativa, a atividade permitirá ao aluno analisar e refletir sobre o tempo e o espaço no cinema pós-moderno (espaço globalizado), onde Los Angeles (cidade que representa a cena do filme) vai apresentando, no enredo do filme, os fragmentos e conflitos modernos e pós-modernos que explodem em toda a sua exuberância, mostrando uma paisagem decrépita de desindustrialização e decadência pós-industrial (armazéns vazios, instalações industriais abandonadas e destruídas pela chuva ácida) e, ao mesmo tempo, vai apresentando cenas de um mundo de alta tecnologia, de velozes transportadores, de publicidade, práticas de trabalho informais, de imagens do poder corporativo, indicando nesse contexto a chegada do “Terceiro Mundo”.

Sobre o filme: A história é ambientada no início do século 21, mais precisamente em Los Angeles. O clima quente e ensolarado é substituído por uma metrópole de formas e cores sinistras, onde uma superpopulação se amontoa em arranha-céus decadentes, corroídos por uma incessante chuva ácida que teima em cair. É nesse decadente planeta Terra que vive o detetive Deckard, interpretado por Harrison Ford. Ele é convocado por seus superiores a realizar um último trabalho. Exterminar (“aposentar” é o termo técnico) quatro androides desertores, chamados de Replicantes, que fugiram à cidade após uma rebelião em um sistema estelar. O detalhe é que essa geração de androides – a NEXUS 6 – é o mais próximo que os humanos chegaram da perfeição robótica. Além de serem dotados de grande inteligência, agilidade e força física, os replicantes têm um objetivo a ser alcançado: A busca por mais tempo de vida.

A exibição estará aberta a toda a comunidade acadêmica. A entrada é gratuita. Participem!

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Coordenação do Curso de Turismo, pelo telefone: 3241-0411.

Fonte do resumo sobre o filme: https://omelete.com.br/filmes/.