Curso de Plantas Alimentícias abordou conhecimentos sobre pantanal e cerrado

Postado por: Joao Doarth

Realizado no Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) entre os dias 24 a 27 de outubro, o VIII Curso de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado proporcionou, à comunidade local e aos acadêmicos, o acesso aos resultados de pesquisa e extensão na área de alimentos, nutrição, botânica e farmácia, utilizando frutos nativos nos últimos anos.

Ao aprender a identificar plantas alimentícias nativas, sua importância para as populações humanas de Mato Grosso do Sul (aspectos culturais), formas de cultivo e características das fisionomias vegetais onde ocorrem, associado ao valor nutricional, boas práticas de higiene, novas receitas e produtos e comercialização, o público-alvo teve uma visão mais ampla sobre o uso e conservação de frutos e produtos com origem na biodiversidade local. Com isso, espera-se que, associado ao interesse de consumir novos produtos, haja parceiros junto ao público-alvo para conservação da biodiversidade e novos projetos de inovação.

Curso de Biologia e colaboradores promoveram o curso (clique para aumentar)

Adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo receitas a partir dos frutos coletados, o público externo pode repassar conhecimento a todos os interessados, sejam eles alunos, professores ou moradores das comunidades envolvidas, que poderão confeccionar e vender estas receitas para o próprio desenvolvimento local sustentável.

O curso contou com as seguintes palestras:

  • “Polinização de plantas alimentícias nativas: o que sabemos e o que falta saber” – Prof. Dra Maria Rosângela Sigrist.
  • “Turismo e frutos nativos do Pantanal e Cerrado” – prof. Dra. Lilian Paiva.
  • “Sistemas Agroflorestais como forma de restauração das plantas alimentícias nativas” – Prof. Dra. Letícia Couto Garcia.
  • “Fisionomias vegetais e suas plantas alimentícias” – Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior.
  • “Etnobotânica: Plantas alimentícias do passado, presente e futuro em Mato Grosso do Sul”. – Prof. Dra. Ieda Maria Bortolotto.
  • “Observando as plantas nativas” -Profª. Dra. Ângela Lúcia Bagnatori Sartori.
  • “Plano de Negócios para produtos da Sociobiodiversidade”- prof. Dra. Raquel Pires Campos.
  • “Oficina de coleta e plantio de sementes e mudas” – Bióloga Cynthia Doutel.
  • “Oficina de Alimentos” – Tec. Alimentos Juliana Biazon.

Confira o álbum de fotos do VIII Curso de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado.