Curso de Pedagogia realiza atividades em comemoração à Semana do Brincar

Postado por: Marco Santos

O Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana promoveu, sob a coordenação das Professoras Franchys Marizethe Nascimento Santana e Janaína Maia Nogueira Carvalho, uma tarde lúdica em comemoração à Semana do Brincar, que, este ano, é celebrada no período de 21 a 29 de maio e tem como tema Confiar na Força do Brincar.

Essa semana é relevante para a Aliança pela Infância, a qual, desde de 2010, promove uma mobilização, em nível mundial, que reúne diferentes atores, como professores, acadêmicos, médicos, comunicadores, instituições públicas e privadas, entre outros, para ressaltarmos a importância do brincar na sociedade.

“Um dos principais objetivos é contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância da ludicidade e o respeito que devemos ter por essa ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez mais menos tempo para o brincar na infância”, destaca a Professora Franchys.

Neste ano, o foco também foi pesquisar o contexto lúdico diversificado da nossa região destacando o pantaneiro, o indígena, o quilombola, o ribeirinho e o rural. Após pesquisas, foram planejadas e criadas atividades, como contação de histórias, por meio de livros de pano com bonecos culturalmente caracterizados, teatro de fantoches, dedoches, além de inúmeras brincadeiras e jogos, oportunizando momentos prazerosos para as crianças da Escola Municipal Erso Gomes.

As professoras destacam que ações como a em pauta oportunizam que as crianças corram, movimentem-se, utilizem a imaginação, socializem e se identifiquem no contexto, atendendo suas necessidades de desenvolverem-se plenamente, de forma sadia, física e emocional. Isso se justifica por se acreditar no brincar como um ato transformador para a criança, que aprende a se relacionar com o mundo a sua volta.

A Professora Janaína Maia destaca a parceria com a comunidade externa, unindo a pesquisa, ensino e extensão, lembrando que o brincar é direito das crianças e a infância é parte integrante da vida de todas as pessoas.

Por fim, agradecem, especialmente, aos acadêmicos, que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso.

Clique aqui para conferir alguns registros da Semana do Brincar.

Texto: Janaína Maia

Revisão: Marco Santos