Curso de Pedagogia promove palestra sobre o estudante indígena na Universidade

Postado por: Marco Santos

Na tarde da última quarta-feira (20), o Professor Paulo Baltazar, Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, proferiu uma palestra aos estudantes do Curso de Pedagogia, intitulada O estudante indígena e sua convivência com a Universidade. Durante sua fala, o Professor ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos indígenas durante seu percurso de formação, as quais se configuram desde questões geográficas, dada a demasiada distância de algumas comunidades em relação ao Campus de Aquidauana, até questões socioculturais, cujas particularidades acabam por, naturalmente, se refletir no processo de ensino e aprendizagem. O Docente também destacou a importância das bolsas recebidas pelos estudantes indígenas, apontando exemplos da importância de sua aplicabilidade, em termos práticos, tanto para o ingresso e permanência do acadêmico indígena na Universidade quanto para seu próprio suporte em termos de subsistência.

Além do Professor, alguns acadêmicos proferiram suas falas, as quais tiveram como objetivo explicar aos presentes questões relacionadas às culturas dos povos indígenas, tais como artesanatos e outros tipos de artes, como pinturas e o significado de uma dança posteriormente apresentada. Segundo a Professora Janaina Maia, Coordenadora do Curso de Pedagogia, “é de suma importância o papel que os estudantes indígenas ocupam na Universidade, sendo esse um espaço democrático e também de resistência”. A Docente adicionou que a palestra e a dança ilustram o pertencimento do espaço universitário aos cinquenta estudantes indígenas matriculados no Curso de Pedagogia e a todos os outros estudantes, indígenas e não indígenas, que formam o corpo discente do Campus de Aquidauana.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialmente no que concerne ao Campus de Aquidauana, é historicamente reconhecida pela ampla e crescente presença dos povos indígenas, que, anualmente, ingressam em diversos Cursos oferecidos pela instituição. Nesse sentido, tais povos contribuem, de maneira expressiva, para a diversidade de discentes que cotidianamente circulam pelas salas de aulas do campus e, dentre outros, fortalecem inúmeras pesquisas e ações de extensão.

“Os estudantes indígenas, hoje, têm seu protagonismo e conquistam cada vez mais ‘lugares’ que antes eram inabitados. Dessa forma, garantir um diálogo amplo é o objetivo do Curso de Pedagogia em trazer o Professor Paulo Baltazar para narrar sobre os povos indígenas e sua convivência com a Universidade”, finalizou a Professora Janaina.

Em continuidade às celebrações referentes aos povos indígenas, o Campus de Aquidauana promoverá, de 27 a 29 de abril, o Abril Indígena, evento que, assim como a palestra promovida pelo Curso de Pedagogia, visa à valorização daqueles que estabeleceram as raízes de nossa nação.

Texto: Marco Santos