Curso de Pedagogia do CPAQ promoverá evento sobre Educação Especial, Base Nacional Comum e PNE; inscreva-se!

Nos próximos dias 06 e 07 de dezembro, o Curso de Pedagogia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) promoverá o I Encontro de Educação da UFMS, III Fórum de Educação Especial e Inclusiva e III Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Multidisciplinar de Professores – GEPFIP.

O evento, que será coordenado pelas docentes Ana Lúcia Gomes da Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana e Vera Lucia Gomes, abordará temas relacionados à Educação Especial, ao Plano Nacional de Educação e à Base Nacional Comum Curricular, dentre outros.

Na terça-feira (06), das 13h às 17h, haverá uma mesa-redonda, com o tema: “Contextualizando a Inclusão na Educação Básica e Ensino Superior“, com a participação das professoras Mariana Aranha Moreira José, da Universidade de Taubaté (SP), Celi Correa Neres, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (MS), Rita de Fátima da Silva, do Câmpus de Ponta Porã da UFMS (MS), e Suliane Kelly Aguirre de Barros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (MS). Também participará da mesa-redonda a psicóloga da UFMS, Doutora Alexandra Ayach Anache.verso-folder

Ainda na terça (06), das 19h às 23h, haverá apresentação do coral do IFMS/Aquidauana, lançamento da 3.ª Revista Diálogos Interdisciplinares (GEPFIP) e palestra, que será ministrada pela professora Mariana Aranha Moreira José, com o tema “Interdisciplinaridade e Inclusão: repensando saberes, pesquisas e práticas“.

Na quarta-feira (07), das 13h às 17h, haverá outra mesa-redonda, com o tema “O público-alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: construindo saberes e práticas educativas“, com a participação das professoras Karine Albuquerque de Negreiros, Mária Capelini, Márcia Maria Brandão e Graziela Cristina Jara. Também participarão da atividade a psicóloga Paola Gianotto Braga e a Terapeuta Ocupacional Juliane Sanches Ferreira Santos.

Ao final do evento, na noite da quarta-feira (07), haverá duas palestras. A primeira, com o tema “O Plano Nacional de Educação”, será ministrada pelo professor Roberval Angelo Furtado, do Ministério da Educação do Distrito Federal (DF). A segunda, com o tema “A Base Nacional Comum Curricular”, será ministrada pelo professor Hélio Queiroz Dhaer, da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (MS).

O evento será realizado no Anfiteatro Dóris Mendes Trindade, localizado na Unidade I do CPAQ. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail: forumespecial2016@gmail.com.

Para ter acesso à programação completa, clique nas imagens da matéria.