Curso de Matemática comemora Dia Internacional das Mulheres na Matemática na Aldeia Lagoinha

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

No dia Internacional das Mulheres na Matemática, comemorado no dia 12 de maio, a Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenó’o sediada na aldeia Lagoinha, Aquidauana, montou um projeto coordenado pela professora Ruthe Fernandes que teve como objetivo incentivar, principalmente as meninas a trilharem o caminho da ciência. Para firmar uma parceria a professora Ruthe entrou em contato com a coordenação do curso de Matemática convidando as professoras do curso supracitado assim como algumas acadêmicas para participarem dessa ação.

“Foi um momento de descontração e uma oportunidade de desmistificar esse componente curricular que muitas vezes é visto como difícil, chato e para poucos”, disse a coordenadora do Curso de Matemática, Susilene Garcia.

Para a professora Ruthe Fernandes, “receber a UFMS é sempre uma alegria, estamos sempre tentando fortalecer essa relação e, nesse momento, a vinda exclusivamente feminina a escola possibilitou principalmente as alunas se identificarem com histórias de conquistas e sucesso”.

Durante a ação, foi feita uma roda de conversa com os alunos da escola, onde por meio de relatos e depoimentos de professoras e acadêmicas, foi possível mostrar os caminhos e possibilidades que o curso de matemática oferece.

Segundo a aluna Bruna do primeiro ano do ensino médio, “a vinda das professoras e acadêmicas nos mostraram como a matemática pode ser divertida e as nossas possibilidades nesse campo”.

Neste dia, também foi desenvolvido a amostra do curso, trabalho que foi feito em outras escolas urbanas.

A coordenadora do Curso de Matemática, Susilene Garcia, agradeceu a parceria: “Agradecemos a liderança da Aldeia Lagoinha, a gestão da EEI Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenó’o, a professora Ruthe e a toda comunidade escolar pela recepção carinhosa e por dividir com o curso de Matemática UFMS/CPAQ um espaço formativo rico em costumes e tradições.”

Texto: Susilene Garcia e Samuel Rodrigues

Fotos: Juliana Alves