Curso de “Inovação, Produção e Logística” foi realizado na tarde do último sábado (25); confira

Na tarde do último sábado (25), na unidade II do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), foi ministrado o curso “Inovação, produção e logística”, que integra o Projeto de Ensino “Interação Universidade-Empresas na gestão: inovação, produção e logística”, coordenado pela Professora Daniela Althoff Philippi, do Curso de Administração do CPAQ.

No início do curso, Renato Lugo Cervantes, Consultor Pleno em Gestão para Resultados (PDCA, TQM e Gerenciamento de Projetos) pela FALCONI Consultores de Resultado, com extensa e profunda experiência em Gestão da Qualidade em organizações públicas e privadas na região e em outras regiões do Brasil, abordou a Gestão da Qualidade. Renato enfatizou sobretudo o uso de indicadores na Gestão de um negócio para a melhoria contínua, exemplificando a aplicação da gestão da qualidade, relacionando sempre o uso de indicadores ao ciclo PDCA, ao 5W2H, ao brainstorming, aos diagramas de causa de efeito e de Pareto, ao diagrama de causa e efeitos, ao desdobramento da qualidade entre outras técnicas/métodos.

Posteriormente, com enfoque na logística varejista, o Contador Paulo da Silva, além de Clédison Souza e Anderson da Conceição, abordaram as diversas atividades desta área da administração de materiais e logística, destacando cuidados necessários relativos ao recebimento, à armazenagem e à gestão de estoques. Foi possível verificar como é a prática das diversas atividades, cujo conteúdo é abordado ao longo do semestre na disciplina Administração de Materiais e Logística, com exemplos ricos de produtos diferenciados e que, consequentemente, merecem diferentes tratamentos.

Palestra sobre Logística Varejista

Na ocasião, alunos presentes foram prestigiados pelas melhores avaliações recebidas na elaboração de trabalhos na forma de artigos na disciplina Tópicos Especiais em Inovação, em que se destacaram as alunas Hevellen da Silva, Joyce Santos, Laiz Mello e Loriane Gomes.

No final da tarde, Renato, que é Engenheiro Agrônomo, ainda abordou o caso de uma experiência que tem sido muito bem sucedida em Aquidauana, apresentando diversas inovações que têm integrado o projeto que administra: o caso da biomassa da banana verde. O caso apresentado é recheado de inovações presentes, desde a plantação da banana verde até os diversos produtos criados e aperfeiçoados. Para tanto, a empresa responsável, Panificadora Viana, e o Gerente de Projetos Renato, utilizam-se de diversas fontes de inovação, advindas de muita pesquisa, destacando-se o olhar atento ao consumidor e à onda crescente de produtos saudáveis. O projeto tem permitido benefícios sociais, no que tange, por exemplo, à melhoria da qualidade de vida de residentes no Azilo São Francisco. Na exposição sobre as inovações do caso, Renato ainda demonstrou a importância do uso dos indicadores abordados no início da tarde também no planejamento, implementação, controle e melhoria incessante das inovações.

Aluna do primeiro semestre do curso, Ana Paula Santos declarou que: “Estando eu iniciando o curso de Administração, fiquei admirada com as possibilidades que temos no mercado de trabalho. Aprovo a iniciativa destes projetos no nosso curso, pois temos a possibilidade de adquirir mais conhecimento”.

O participante e Administrador, Adnilson Rodrigues, egresso do próprio curso, destacou que o curso da tarde de sábado como um todo propiciou “vislumbrar mais alternativas para o planejamento, organização e gestão dos recursos tanto pessoais como para as empresas no sentido de melhorar o desempenho e reduzir custos”.

Participantes do Curso no Auditório Paulo Correa

Acadêmico do quinto semestre e também empresário no segmento do agronegócio, Euclésio Kirchhoff destacou que o curso, no que se refere à gestão da qualidade, esclareceu ainda mais a necessidade de que as equipes de trabalho devam ser muito bem direcionadas e que todos estejam envolvidos efetivamente no processo, tendo informações precisas sobre as metas e a situação da empresa, uma vez que todos os envolvidos têm a sua importância e são como uma corrente em que, se um elo for quebrado, todo o processo produtivo é afetado. Ainda para Euclésio, “a exposição do caso de administração de materiais e logística do Supermercado Seriema foi muito clara e objetiva, enfatizando que as empresas realmente precisam do máximo controle e organização possível, incluindo as atividades inter-relacionadas de recebimento e de gestão de estoques, pois o prejuízo com os custos logísticos pode ser significativo e afetar diretamente a lucratividade do negócio”.

Sobre inovação, Euclésio acrescentou que ficou ainda mais claro que inovar é fundamental para trazer novos negócios e novas opções para alavancar o crescimento das organizações, sendo que, no caso apresentado, as inovações têm sido bem abrangentes, influenciando na otimização da produção e na industrialização dos produtos e na agregação de valor junto aos consumidores.

De acordo com a Professora Daniela, o projeto de ensino “Interação Universidade-Empresas na gestão: inovação, produção e logística” cumpriu o seu objetivo prioritário de atender acadêmicos do curso de administração, especialmente das disciplinas Administração de Materiais e Logística, Administração da Produção e Operações II e Tópicos V – Inovação. O curso complementou o conteúdo das disciplinas lecionadas pela professora no semestre. Além de acadêmicos do curso de administração, participaram do curso professoras, estudantes de outros cursos da UFMS e de outras universidades, Administradores egressos do curso, empresários e colaboradores de empresas da região, promovendo ainda mais a interação esperada.

A professora e os bolsistas que integram o projeto de ensino agradecem aos ministrantes e a todos os participantes pela tarde de conhecimento compartilhado!

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.