CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UFMS/CPAQ RECEBEU NOTA MÁXIMA DO MEC

Postado por: Adriana Wagner

No último dia 24 de março, o curso de Geografia Licenciatura, do Campus de Aquidauana da UFMS, recebeu o resultado do processo de Avaliação realizada pelo MEC, obtendo a nota 5, que corresponde à nota máxima na somatória de todos os indicadores do curso.

A direção do campus, a coordenação do curso, o corpo docente e técnico e, principalmente, os discentes, receberam o resultado da avaliação final com muito orgulho, considerando que representa um esforço conjunto em prol do objetivo de ofertar à sociedade educação pública de qualidade. Essa trajetória da Geografia do CPAQ foi precedida pela contribuição de muitos professores que deixaram seu legado, desde a criação do curso em 1983.

Destaca-se que vários dos atuais docentes do curso tiveram parte de sua formação no campus de Aquidauana e hoje, com muita dedicação, contribuem para a formação de novos profissionais em Geografia. O coordenador do Curso, Prof. Dr. Gustavo da Silva, reconheceu que a avaliação do curso de licenciatura em Geografia reflete um esforço de todos, ratificando o trabalho que vem sendo desenvolvido, considerando que o curso de Geografia Bacharelado também foi avaliado com nota máxima recentemente no segundo semestre de 2024, o que confirma que as atividades estão sendo desenvolvidas com responsabilidade, empenho e zelo. Destaca-se como pontos fortes dentro do curso, o envolvimento da maioria dos docentes em pesquisas e em atividades de extensão, que abrangem estudos dos aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que somados ao ensino teórico e prático, resultam na formação voltada para as demandas atuais de nossa sociedade.

O excelente trabalho desenvolvido só foi possível a partir do apoio institucional, com determinante da melhoria da infraestrutura; oportunidades geradas pelos  Programas de Residência Pedagógica, PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e PIBIC – Programa de Iniciação Científica, além do apoio dos editais de fomento internos que fortalecem a realização de extensão e de aulas de campo, que consistem em premissas para os estudos geográficos, assim como editais externos, como apoio da Fundect, os quais, por meio da captação dos projetos dos docentes do curso, contribuíram essencialmente para a melhoria na formação do professor-pesquisador apto a  atuar no mercado de trabalho público e privado, proporcionando aos estudantes ampla experiência diretamente nas escolas da rede básica de educação. É notório, no âmbito do curso, o envolvimento e motivação dos estudantes nas diversas atividades e eventos proporcionados.

A partir do resultado obtido, a Geografia se fortalece como ciência, como área de formação profissional e, notadamente, em sua importância no contexto regional, onde a UFMS oferece dois cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e um curso de Pós-Graduação (Mestrado em Geografia), cumprindo sua missão na formação profissional de qualidade.

Dessa forma, todos os estudantes e profissionais egressos do curso de Geografia UFMS/CPAQ devem se orgulhar de sua trajetória oriunda da formação sólida em uma Instituição Pública, gratuita e de qualidade.