Curso de Geografia do CPAQ realiza expedição científica em Corumbá (MS)

No último final de semana – dias 28 e 29 de janeiro, os cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram uma expedição científica na cidade de Corumbá (MS). A atividade foi planejada pelos professores das disciplinas de Geografia Regional (Ricardo Lopes Batista), Organização do Espaço Geográfico (André Luiz de Carvalho) e Geografia do Mato Grosso do Sul (Fernando Rodrigo Farias).

Durante a atividade, os alunos conheceram a Estação Natureza Pantanal, da Fundação Boticário, que possui um museu interativo sobre o pantanal, apresentando as características físicas deste bioma, bem como os regimes de cheia e seca que mudam a paisagem geográfica. Outro ponto visitado foi o Museu de História do Pantanal – MUHPAN, que tem um importante acervo sobre a cultura e a geografia do pantanal.

No segundo dia de atividades, os alunos foram até a base de pesquisas Baia Negra, em Ladário, onde tiveram uma palestra com o ambientalista e agente de educação ambiental Anderson Palmeira sobre o Geopark Bodoquena-Pantanal. Em seguida, ouviram o depoimento da senhora Júlia, que é moradora da Unidade de Proteção Ambiental (APA), acolhida pelo projeto do Geopark. No período da tarde, as atividades proporcionaram aos alunos vários pontos de visualização da cidade de Corumbá e da planície, favorecendo a compreensão da análise da paisagem e da organização do espaço geográfico. Desta forma, houve uma visita ao mirante do Cristo e, posteriormente, um passeio pelo rio Paraguai.IMG_20170129_110819844_HDR

Buscou-se, através de uma análise multidisciplinar, proporcionar aos acadêmicos a materialidade da teoria debatida em sala de aula, como aquelas trabalhadas na análise das lógicas e dos processos que redefinem a organização do espaço, bem como os princípios que nortearam a atual proposta de regionalização do Estado de Mato Grosso do Sul. Outro resultado alcançado foi a compreensão de que a produção do espaço se alinha com o seu processo de formação histórica, valorizando a dimensão espaço-temporal.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.