Curso de Geografia do CPAQ marca presença em evento internacional de Geomorfologia

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Os Professores do Curso de Pós-graduação em Geografia e do curso de graduação em Geografia do Campus de Aquidauana-MS, Dra. Edna Maria Facincani, Dra. Elisângela Martins de Carvalho e Dr. Emerson Figueiredo Leite, participaram do X Congresso Nacional de Geomorfologia – Dinâmicas geomorfológicas do espaço e no tempo. Este evento foi organizado e realizado pela Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGEOM), em colaboração com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

O evento ocorreu em Lisboa, nos dias 12 a 15 de setembro de 2024, e contou com dois dias (12 e 13 de setembro) de conferências e comunicações e dois dias (14 e 15 de setembro) dedicados a visitas de estudo (Região a Norte de Lisboa e Península de Setúbal).

Na oportunidade foram apresentados trabalhos acadêmicos “Megaleques em clima tropical úmido e tectônica ativa na Bacia Sedimentar do Pantanal (Brasil)”, “Programação em R aplicada na compartimentação geomorfométrica do relevo, Aquidauana-MS”, Brasil, bem como resultados da pesquisa “Panorama das condições econômicas e ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, MS”. Ainda, os professores participaram de atividades de campo e discutiram possibilidades de parcerias com professores das Universidades de Lisboa e Universidade do Porto.

Os professores agradecem a Fundação de Apoio para o Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul; a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MEC – Brasil; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Texto: Emerson Leite