Curso de Geografia cria capítulo do YouthMappers, programa universitário internacional de jovens mapeadores

Postado por: Diego Almeida Oliveira

Na data de 23/11/2020 foi oficializada uma parceria entre os Cursos de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus Aquidauana e a rede YouthMappers.  Foi criado um capítulo YouthMappers Pantanal sob coordenação do professor Dr. Emerson Figueiredo Leite e liderança da estudante Edwina Santos da Costa, com participação da mestranda Adriana Bilar Chaquime dos Santos.

A rede YouthMappers é um programa universitário fundado, no ano de 2015, pelas universidades Texas Tech University, George Washington University, West Virginia University e, mais recentemente, a Arizona State University passou a fazer parte. O objetivo da rede YouthMappers é incentivar jovens universitários a auxiliarem a geração de dados abertos e a expansão do mapeamento colaborativo para uso em escala local, em apoio às comunidades locais, que respondam às reais necessidades de desenvolvimento.

Então, nada melhor do que envolver os estudantes, já que é um grupo de pessoas altamente capacitadas para apoiar esses processos. Neste sentido, a importância do programa YouthMappers está no trabalho de gerar dados abertos que também podem ser usados por instituições, por ONGs locais e pelas próprias universidades, as quais podem acessar livremente esses dados. Para além de conectar estudantes universitários, professores e pesquisadores do mundo inteiro, pois a rede YouthMappers já tem parcerias com universidades em 52 países, e oferecer bolsas de estudo, estágios e intercâmbios.

O objetivo desta parceria é apoiar a geração de dados abertos relacionados à biodiversidade do Pantanal e assim, amparar ações que ajudem na preservação da biodiversidade que possam servir de apoio em ações de mitigação no que se refere a incêndios florestais e degradação dos ecossistemas locais.

O grupo participou de uma reunião com as representantes do programa Régia Estevam Alves (Brazil) e Natalia da Silveira Arruda (Brazil/Colombia) para definição de metas e estabelecimentos dos projetos iniciais. Fica aqui, o convite para a comunidade de estudantes universitários do Campus Aquidauana a apoiarem essa iniciativa, juntando-se ao capítulo YouthMappers Pantanal. Os interessados em participar podem entrar em contato com a acadêmica Edwina Santos Costa (edwina_2018@hotmail.com) e com o Professor Emerson Figueiredo Leite (emerson.leite@ufms.br). Para maiores informações, acesse o site da YouthMappers: www.youthMappers.org e também siga as redes sociais da @youthmappers.