Curso de Extensão realiza encontro com docente convidada da UNESP

Postado por: Marco Santos

Acontece, no Campus de Aquidauana – CPAQ da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, o Curso de Extensão Diálogos Necessários entre Profissionais (Gestores e Professores) da Educação Básica e Profissionais das APAEs de Mato Grosso do Sul com Vistas a uma Educação por Valores e Inclusiva, ligado ao curso de Pedagogia e ao Grupo de Estudos e Pesquisa GEPA/LABAC, sob coordenação do Profª. Dra. Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro.  O curso norteia-se nos seguintes princípios:

1. Desenho Universal;
  2. Exercício da Docência e cooperação entre profissionais da Educação;
  3. A transdisciplinaridade;
  4. Educação Moral, como elemento fundante para uma construção conjunta do conhecimento e trocas de experiências entre pessoas, possibilitando a formação de teias de cooperação.

O curso, que tem a duração de oito meses, conta com a participação de duas escolas municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei, em Aquidauana. Assim como com a parceria das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs de Ponta Porã, Fátima do Sul e de outros estados brasileiros, os/as professores/as ministrantes dos módulos são oriundos da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Marília, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã e da própria UFMS, assim como acadêmicos/as e egressos/as do Curso de Pedagogia do CPAQ e do Campus de Ponta Porã – CPPP.

Esses elementos, com certeza, contribuem para impactar na imagem do Campus de Aquidauana como orientado à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que alinha políticas de igualdade com vistas à equidade, com políticas de identidade via produção do conhecimento científico.

Texto: Rita Castro

Revisão: Marco Santos