Curso de Administração realizou aulas de campo com visitas a JBS, REPRAM e PortoPlast

No dia 17 de abril de 2018, alunos matriculados na disciplina Gestão Socioambiental, ministrada pela Prof. Daniela Althoff  Philippi, e Professora, realizaram aulas de campo com visitas técnicas para vivenciar a prática em relação aos conteúdos, aprimorando ainda mais o seu conhecimento.

Na parte da manhã a turma visitou a Fábrica da JBS – Unidade II de Campo Grande, a JBS Carnes, que possui a certificação ISO 14001 e está no processo de atualização com relação à sua última edição, do ano de 2015.

Inicialmente a turma assistiu a apresentação institucional da empresa em auditório, onde houve a explanação sobre os seus principais produtos, mercados e atuação e destaque internacional. Posteriormente, foram abordados os programas e projetos socioambientais, com ênfase na norma ISO 14001, com aspectos relativos aos seus requisitos, sobretudo da edição de 2015, e da sua importância para a redução de impactos negativos ao meio ambiente, para a promoção de ações que visem a melhor relação com o meio ambiente e para o atendimento à legislação ambiental pertinente, com evidência à legislação estadual.

Acadêmicos de Administração do CPAQ em aula prática na BERPRAM

Também foram apresentados programas que incentivam os colaboradores a criarem práticas mais sustentáveis, relacionados especialmente à redução do consumo de água e ao seu tratamento para reuso, gestão de resíduos sólidos, contemplando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, a redução de emissões de gases com a preocupação vinculada à preocupação com o efeito estufa e ações dirigidas à redução do consumo de energia não renovável, com ações orientadas para priorização da utilização de fontes renováveis de energia em suas operações, como hidrelétricas e biomassa.

Na visita às áreas da empresa com maior relação com às questões ambientais, os acadêmicos puderam conhecer o moderno sistema de tratamento de efluentes. A professora Daniela destaca que, durante a visita, várias vezes foi evidenciada a preocupação da empresa com relação aos seus stakeholders quanto à questão socioambiental, em especial com a comunidade do entorno onde está instalada a fábrica, algo ainda mais exigido na última edição da norma ISO 14001.

No início da tarde a turma esteve na BERPRAM – Reciclagem e Preservação Ambiental, empresa sul mato-grossense, também em Campo Grande, cuja missão é ser uma empresa referência em reciclagem de plásticos e gestão ambiental, contribuindo com o meio ambiente e os aspectos sociais.

Acadêmicos visitaram grandes empresas de Campo Grande (MS)

A BERPRAM trabalha com o tratamento de resíduos diversos advindos de empresas do estado, especialmente da capital, e realiza a sua organização e tratamento para que então estes possam ser inseridos em novos processo de produção, por meio da reciclagem, ou, em última instância para que recebam destinação adequada, conforme normas e leis aplicáveis. A empresa revende o material para outras empresas ou presta serviços para as próprias empresas que lhe fornecem os insumos, atendendo empresas até mesmo de fora do estado.

Na sequência, a turma visitou a PortoPlast, em Campo Grande, que se utiliza de materiais plásticos reciclados da BERPRAM para a confecção de produtos diversos, tais como mangueiras, eletrodutos, sacos plásticos e embalagens, para uso doméstico, dentre outros e, inclusive, específicos para Resíduos de Serviços de Saúde (RSSs). Na ocasião foi possível acompanhar o processo produtivo, conhecendo todas as suas etapas.

Nas duas empresas da tarde, as visitas foram guiadas pelo seu proprietário e Administrador de formação, na opinião dos participantes da aula de campo, um visionário e empreendedor de perceptível destaque.

Para o aluno Léo Renato Dias, as visitas proporcionaram “bons e válidos momentos de conhecimento”. A aluna Diennifer Ramos destaca que as aulas de campo colaboram para o maior aprendizado e ampliam o conhecimento em gestão socioambiental.

A Prof. Daniela e os acadêmicos participantes, do sexto semestre do Curso de Administração, agradecem toda a atenção da Engenheira Sanitarista e Ambiental Thais Quintanilha (JBS) e do Administrador Fabrício Berton em receberem tão bem toda a turma do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

Veja o álbum de fotos da aula prática, clique aqui (álbum de fotos).