Curso de Administração do CPAQ participa de aula sobre Logística em Organização Militar em Campo Grande (MS)

Na última segunda-feira (06), alunos do terceiro semestre do Curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), matriculados na disciplina Administração de Materiais e Logística, tiveram a oportunidade de conhecer na prática as diversas atividades que integram o fluxo logístico na administração pública, com visitas ao 9.º Grupamento Logístico e 9.º Batalhão de Suprimento, na cidade de Campo Grande (MS).

Durante as visitas, foi possível conhecer a estrutura do Comando Militar do Oeste, com sede em Campo Grande, o planejamento, a execução e o controle logístico das diversas operações de suprimento nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de Goiás. Houve minuciosa descrição de todas as atividades logísticas que incluem compras (especialmente no que se refere às licitações), recebimento, armazenamento, gestão de estoques e distribuição.

Estudantes e Militares em interação no pátio do 9 Batalhão de Suprimento

Acompanhados pela Professora da disciplina, Daniela A. Philippi, os alunos destacaram a importância das aulas de campo para o aprimoramento do aprendizado em sala de aula. O estudante Manasses da Silva Nogueira relatou que “o que foi abordado em sala durante o semestre se tornou ainda mais claro com a visita”. Para a estudante Mayne Araujo Mendonça, a visita foi “mais um estímulo para a realização do sonho em ingressar na carreira militar”. Para a Professora Daniela, “a oportunidade de aproximação com a logística militar é sempre um resgate histórico e um grande aprendizado, pois muito do que é empregado na logística de empresas privadas originou-se nas organizações militares”.

O perfeccionismo no planejamento, na execução e no controle das atividades logísticas e o profundo conhecimento dos militares chamou a atenção de todos participantes.

O Curso de Administração do CPAQ agradece especialmente ao Tenente Coronel e Comandante do 9.º Batalhão de Suprimento, senhor Pedro Alexandre Lessa Varandas, e ao Major e Chefe do Centro de Operações de Suprimento, senhor Rafael Dellecrode Rebouças, pelo aceite da solicitação feita e grande empenho em atender ao Curso da melhor forma possível, tornando o momento uma rica experiência para todos.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.