Inscrições para o Cursinho UFMS vão até o dia 17 de abril

A UFMS prorrogou o prazo e agora interessados podem se inscrever para o III Cursinho UFMS em Aquidauana (MS) até o dia 17 de abril. As inscrições seguem sendo feitas pela internet, por meio do site https://proece.ufms.br/inscricao_alunos_cursinho-campus/.

O Cursinho UFMS tem como objetivo preparar os candidatos interessados em ingressar no ensino superior.

Podem participar da seleção os seguintes interessados: servidores, seus dependentes e colaboradores da UFMS; candidatos da comunidade externa que concluíram o ensino médio; candidatos da comunidade externa que estejam cursando o 3º ano do ensino médio; candidatos da comunidade externa que estejam cursando o 2º ano do ensino médio.

A previsão é de que o resultado da seleção seja divulgado a partir de 17 de abril, no site do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) https://cpaq.ufms.br/ e no site https://cursinho.ufms.br/. Serão realizadas tantas chamadas quantas forem necessárias para o preenchimento das vagas.

As matrículas também serão realizadas a partir de 17 de abril, na sala 30, unidade I do CPAQ, das 07h30 às 11h. Para efetuar sua matrícula, haverá a cobrança de uma taxa única, no valor de R$ 120,00. Será oferecida gratuidade do valor da taxa de matrícula para alunos que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica. Não há mensalidades.

Serão oferecidas 45 vagas de matrículas para compor uma turma. As aulas do Cursinho serão desenvolvidas entre os meses de abril a outubro de 2020, abordarão as disciplinas de Português, Matemática e Biologia e serão ministradas por acadêmicos dos Cursos de Letras, Matemática e Biologia da UFMS/CPAQ e/ou voluntários da Instituição, no Campus de Aquidauana, unidade II, às terças-feiras (das 13h às 17h30), às quartas-feiras (das 18h30 às 22h30) e aos sábados (das 7h às 11h30).

O início das aulas está previsto para o dia 27 de abril.

Metodologia do Cursinho

A mesma turma fará as três disciplinas e o participante frequentará os três dias de aula durante a semana. Essa é a regra. No entanto, se o participante optar por não fazer os três dias de aula, ele apenas poderá não obter os 75% de participação total no curso, e consequentemente não obter o certificado do projeto, mas, para fins de aprendizagem, o participante poderá comparecer nos dias de sua escolha, inclusive nos três.

A Profa. Juliana Alves de Sousa, coordenadora do projeto, destaca a ótima oportunidade que os estudantes da cidade têm com o Cursinho UFMS. “É uma oportunidade muito boa para quem tem interesse em ingressar no ensino superior, preparando-se para prestar os vestibulares e o Enem. É também um meio acessível dos egressos ou estudantes de escola pública terem a oportunidade de fazer um ótimo cursinho preparatório para vestibular”.

Esclarecimentos e informações adicionais já podem ser obtidos pelo e-mail cursinhoufms.cpaq@gmail.com. A partir do dia 16 de março, um bolsista também esclarecerá as dúvidas, tanto pelo telefone (67) 3241-0304, quanto na secretaria do cursinho, na sala 30, unidade I, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Confira abaixo o edital (1) com todos detalhes e em seguida o edital (2) com a alteração de cronograma:

16-SEI_UFMS - 1831598 - Cursinho UFMS

Edital-49-cursinho-campus