Cultura Maker é objeto de projeto de extensão direcionado para escolas públicas

Postado por: Marco Santos

Com o objetivo de estimular os comportamentos empreendedor e inovador em professores de escolas municipais e estaduais de Aquidauana e região, o projeto “Faça você mesmo: introduzindo a cultura maker nas escolas” oferecerá capacitações e oficinas no Campus de Aquidauana (CPAQ). Serão trabalhados conteúdos como o conceito de “faça você mesmo”, laboratórios de fabricação, design thinking e outras ferramentas utilizadas no empreendedorismo.

Para se inscrever, professores das escolas podem acessar o formulário clicando aqui. Segundo a Profª. Ana Graziele Lourenço Toledo, coordenadora do projeto, aprovado via Edital de Divulgação Nº 101/2021 – PROECE/UFMS, a ação surgiu da observação dos diversos movimentos espalhados pelo mundo que estimulam o empreendedorismo e a inovação nas escolas. “É importante despertar essa curiosidade na escola, pois estamos em uma região com muitas oportunidades. O empreendedor que logo se descobre se prepara melhor para os desafios e transforma positivamente a sociedade onde atua.”, destaca a coordenadora.

As capacitações e oficinas ocorrerão no formato híbrido, combinando videoaulas com experiências presenciais. Ao longo do projeto, será traçado um perfil empreendedor dos participantes, que servirá como subsídio para a elaboração de políticas públicas que visem à inclusão da cultura maker nas escolas.

Também participam do projeto a Profª. Adriana Wagner e os alunos Elio Ferreira de Melo Júnior e Janara Cristaldo Gaúna. Dúvidas podem ser encaminhadas via e-mail para ana.graziele@ufms.br e as inscrições estão abertas até o dia 17/10/2021.