Cuidados redobrados: mestrandos em Geografia apresentam suas pesquisas de dissertação

Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, que em 2020 tem alterado as rotinas da sociedade – bem como a vida acadêmica na universidade -, o Mestrado em Geografia programou e executou uma nova metodologia para defesa de dissertação.

Entre os meses de março e junho de 2020, o Programa realizou defesas públicas de dissertação, via plataformas de comunicação a distância. Neste período, foram apresentados diversos trabalhos resultantes das pesquisa de mestrado de alunos da turma de ingresso de 2018. As dissertações abordaram temas relacionados às linhas de pesquisa do programa: Dinâmica Natural e Análise Socioambiental; e Espaço, Ensino e Representação.

Apresentações foram planejadas com prevenção à saúde

Todas as defesas foram realizadas respeitando as diretrizes e orientações do Plano de Biossegurança do Campus de Aquidauana e do Plano de Biossegurança da UFMS, visando à prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, vigentes no momento de sua realização.

Os mestrandos defenderam as seguintes dissertações:

O uso das geotecnologias para a análise da fragilidade ambiental no município de Dois Irmãos do Buriti – MS“, defendida por Anderson Antonio Molina da Silva.

Subsídios para o entendimento da questão socioeconômica em projetos de assentamentos rurais no município de Anastácio-MS: realidade versus perspectivas”, defendida por Daiane Santana Santos.

Estudante utilizou plataforma digital para apresentar trabalho

Agroecologia: edificando caminhos e práticas no assentamento Indaiá IV, Aquidauana, MS“, defendida por Gabriel Loschiavo Cerdeira.

A dialética nas relações homem-espaço, a cultura Terena e sua inserção no município de Aquidauana/MS“, defendida por David Arenas Carmona.

Docentes também utilizaram plataformas digitais para se comunicar

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), nível mestrado, é oferecido no Campus de Aquidauana da UFMS e tem ingresso de turma anualmente.

Interessados em conhecer mais sobre o programa podem entrar em contato com sua coordenação, pelo e-mail secppgg.cpaq@ufms.br, ou acessar o site oficial do programa, no endereço https://ppggeografiacpaq.ufms.br/.