CPAQ terá dois livros publicados pela Editora UFMS

Visando selecionar obras para publicação em formato digital, a Editora UFMS disponibilizou o resultado do Edital “Publica UFMS“. E o Campus de Aquidauana (CPAQ) foi bem representado, com duas obras entre as selecionadas no âmbito de toda a Instituição.

Trata-se da primeira seleção lançada após a reativação da Editora. As propostas deveriam ser submetidas, enquadradas e aprovadas, após avaliação de consultores ad-hoc. Cada proposta selecionada teria que obter, ainda, no mínimo 70% da nota na somatória dos pareceristas.

As duas propostas submetidas pelo CPAQ, que se tornarão livro, foram as seguintes:

• Olhares sobre a Região de Aquidauana e Pantanal Sul-mato-grossense: Prof. Emerson Figueiredo Leite (área Geografia);
  • Percursos e histórias sobre a formação de professores na Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal, na UFMS: Técnico Vlademir Sérgio Bondarczuk (área Educação Matemática).

Segundo o Prof. Emerson, organizador da primeira obra, o material contará com a colaboração de vários autores e o tema será bastante abrangente: “a obra tratará de assuntos econômicos, culturais e ambientais de Aquidauana e do Pantanal”.

O docente destaca a participação dos diversos colaboradores: “participam como autores e coautores de capítulos no referido livro Alessandra da Silva Costa, Ana Carolina Pereira Ferreira, Bruna Gardenal Fina, Camila Aoki, Danielson Costa Lima, Dirce F. Luz, Eder de Arruda Insauralde, Edivaldo Oliveira de Souza, Edna Maria Facincani, Édpo Makoto Romeiro, Eliezer Céce Gregório, Emerson Figueiredo Leite, Fernando Ibanez Martins, Ieda Maria Bortolotto, Jackeline Pereira da Silva, Kariny Goes Leandro, Leiciane de Almeida Silva Carvalho, Lidiane Perbelin Rodrigues, Magno Sá de Souza, Marcus Vinicius M. de Oliveira, Maria Beatriz Kiomido Mendonça, Maria Beatriz Santana de Jesus, Roberty C. Fleitas, Robson R. Gonçalves, Rogério Rodrigues Faria, Tatiane do Nascimento Lima e Wanderley D. Cardoso”.

Por sua vez, o técnico-administrativo Vlademir Sérgio Bondarczuk destaca o prazer em ter uma obra publicada pela UFMS: “é um prazer inenarrável poder participar da publicação de um livro digital pela UFMS”.

O técnico explica que o trabalho submetido é derivado de sua dissertação de mestrado e contém a realidade de muitos alunos e profissionais do campus: “tivemos o objetivo de contar uma história sobre o curso de Licenciatura Intercultural Indígena ‘Povos do Pantanal’. Narrei os percursos e percalços enfrentados pela primeira turma PROLIND/UFMS, sob o olhar das pessoas que fizeram parte da implantação e execução do curso”.

“É relevante demonstrar os desafios enfrentados por professores e alunos para tornar possível a formação de professores indígenas em nosso estado, mais precisamente no território etnocultural Povos do Pantanal […] Vejo essa obra como algo muito importante, não só pelo lado pessoal, mas pela visibilidade que terá a formação de professores indígenas em Aquidauana e no Campus do CPAQ”, disse Vlademir.

As obras serão publicadas como livro em formato digital, segundo orientações e procedimentos previstos no edital, e apenas serão executadas a partir da assinatura do termo de contratação, firmado com a Editora UFMS, além da concordância dos autores e adaptações que se fizerem necessárias.

Assim que as obras estiverem disponíveis, serão divulgadas pelos canais de comunicação da UFMS/CPAQ.

O CPAQ parabeniza seus profissionais pelo engajamento na produção acadêmica!