CPAQ recebe comunidade acadêmica da Universidad Nacional de Formosa, da Argentina (AR)

Entre os dias 22 e 23 de novembro, o Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) recepcionou membros da comunidade acadêmica da Universidad Nacional de Formosa, da Argentina (AR), dos Cursos de Geografia – Bacharelado e Geografia – Licenciatura dessa Instituição.

A viagem do grupo de 35 acadêmicos, que representam sua província, faz parte do cronograma de atividades de duas disciplinas obrigatórias do Curso de Geografia da Universidade Nacional de Formosa: “Viagens de Curso I” e “Viagens de Curso II”.

A recepção aos acadêmicos e docentes argentinos aconteceu por meio de ações organizadas pelo Curso de Geografia do CPAQ, sob supervisão da professora Eva Teixeira dos Santos, docente que vinha organizando a chegada dos visitantes estrangeiros desde fevereiro deste ano.materia-principal

Diversas atividades estão sendo desenvolvidas com o grupo argentino. Na terça-feira (22), dia em que o grupo chegou à Aquidauana (MS), jogos de futebol e voleibol foram realizados, com participantes do CPAQ e da Universidad Nacional de Formosa disputando partidas esportivas. Na partida de futebol masculino, a vitória ficou com os argentinos, que marcaram três gols, enquanto a equipe do CPAQ, formada majoritariamente por acadêmicos do Curso de Geografia, marcou apenas dois gols: o placar terminou em 3×2 para a equipe da Universidad Nacional de Formosa (veja o vídeo da partida no campo do CPAQ clicando aqui).

Ainda na terça-feira (22), houve a disputa de uma partida de voleibol feminino. Na disputa, a vitória ficou com a equipe do CPAQ, por 2 sets a zero. Após a partida de voleibol, todas as acadêmicas continuaram as atividades, mas com partidas recreativas.

materia-meio-1O acadêmico Mário Reschin, que estuda no curso de Geografia – Licenciatura do CPAQ e participou da partida de futebol, enfatizou o papel integrador da Universidade: “achei bacana a intenção […] foi a Universidade exercendo seu papel de integrar a comunidade, de integrar culturas“.

A professora Patrícia Pastor, docente do Curso de Geografia da Universidad Nacional de Formosa, demonstrou as dificuldades enfrentadas para que a viagem fosse concretizada, e apontou  os objetivos deste intercâmbio cultural: “queríamos conhecer outros cursos, em outras culturas, como parte da disciplina de Viagens de Curso que temos em nossa grade curricular; apesar dos problemas de comunicação, tudo ocorreu bem e realizamos atividades acadêmicas e recreativas“.

Segundo a docente, a escolha por conhecer Mato Grosso do Sul foi pela participação do estado na Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (ZICOSUR), bloco que reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru) e que traça estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que participam do grupo.materia-meio-3

De acordo com a professora Patrícia Pastor, a viagem foi viabilizada por meio de um contato pela rede social “Facebook”, local em que encontrou os perfis do Curso de Geografia do CPAQ e da docente Eva Teixeira dos Santos. Segundo a docente argentina, “conhecemos Mato Grosso do Sul e o CPAQ pelo Facebook e iniciamos o contato em fevereiro deste ano. Para conseguir o dinheiro da viagem, fizemos promoções na argentina, vendendo pastéis, bolos e outros alimentos. Tudo isso valeu à pena, pois a experiência está sendo muito boa“.

Nesta quarta-feira (23), o grupo realizou uma visita ao distrito de Piraputanga. No final da tarde, foram para a cidade de Bonito (MS), para realização de mais atividades acadêmicas e recreativas.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui. Confira também o vídeo da partida de futebol realizada no campo do CPAQ.