CPAQ marcou presença na 71ª Reunião da SBPC; veja os destaques

Postado por: Joao Doarth

Estudantes, Professores e Técnicos do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) marcaram presença na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento é realizado desde 1948 e, neste ano, foi promovido pela UFMS, em Campo Grande, entre os dias 21 a 27 de julho, com mais de 20 mil pessoas inscritas.

Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, a 71ª Reunião Anual da SBPC contou com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, com o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para o Diretor da UFMS/CPAQ, Prof. Auri Frübel, a Instituição demonstrou ousadia e organização na promoção do maior evento científico da América Latina: “o acontecimento da SBPC na UFMS foi realmente um marco no Mato Grosso do Sul, pois foi a primeira vez em que se realizou esse evento no nosso estado. Foi um encontro de dimensões gigantescas, com mais de 20 mil inscritos e várias ações dentro do evento”.

“O Câmpus de Aquidauana participou ativamente da SBPC, com vários professores envolvidos, apresentando minicursos e trabalhos, além dos vários acadêmicos que apresentaram trabalhos e se envolveram na organização, como monitores da SBPC. Tivemos também os acadêmicos indígenas participando ativamente de várias ações. Nossa comunidade abraçou a SBPC e marcou presença nesse importante evento da ciência”, finalizou o Diretor.

Veja abaixo entrevista com o estudante do câmpus que teve seu trabalho premiado e mais um balanço da participação do CPAQ no evento:

Todos os cursos da UFMS/CPAQ marcaram presença no evento, com a participação de docentes ou de estudantes. Durante os dias de evento, os participantes enviaram fotos e informações de suas participações, as quais elencamos, por curso, abaixo*:

Administração

Pelo Curso de Administração, docentes e estudantes compareceram ao evento. Segundo a Coordenadora do Curso, Profa. Daniela Althoff Philippi, as atividades SBPC foram intensas: “são vários eventos, a programação é intensa. Brincamos aqui que não dá tempo para conhecer tudo, são muitos estandes, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos incríveis. Foi espetacular”.

Daniela, Bruno e Vanessa (Administração) participaram da SBPC 2019

A aluna Ariane, também do Curso de Administração, participou de quase todos os dias do evento e afirmou ter ficado surpresa com a grandeza da SBPC: “estou maravilhada com o evento. Fiz um minicurso sobre inovação e empreendedorismo e participei de algumas palestras. Todas as atividades acontecendo simultaneamente e com muita qualidade”.

Outro destaque do Curso foi a participação do egresso Bruno Matos Porto, atualmente mestrando em Administração da Esan/UFMS. O egresso apresentou o trabalho “Aplicação da Análise SWOT como subsídio ao planejamento estratégico de ações para o desenvolvimento local de Anastácio – MS”.

A pesquisa apresentada pelo egresso partiu de estudos já realizados anteriormente no município de Anastácio, pela então mestranda em Geografia do PPGEO/CPAQ Vanessa Aline Wagner Leite, contemplando o desenvolvimento local da região, com a aplicação da análise SWOT vinculada à atividade turística no município de Aquidauana. A obra de Kotler, Haider e Rein, denominada “Marketing Público”, foi o principal alicerce da pesquisa. Por meio da aplicação da análise SWOT, foi possível identificar, pelo estudo, pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades como possíveis subsídios para o planejamento na gestão pública e consequente desenvolvimento local em Anastácio.

“Foi uma grande alegria ver o ex-aluno do curso de administração e agora mestrando na UFMS, Bruno Matos Porto, apresentando o trabalho no INTEGRA. É uma grande felicidade continuar trabalhando com ele em pesquisas após a graduação”, disse a Profa. Daniela.

Ciências Biológicas

Pelo Curso de Biologia, estudantes foram destaque na SBPC. O Acadêmico Felipe Batista de Arruda Caldas, orientado pela Profa. Dra. Dirce Ferreira lUz, apresentou, no dia 24 de julho, o trabalho elaborado sobre o projeto “Embriogênese em Aves”.

Estudantes de Biologia participaram em massa do Integra SBPC 2019

O Projeto “Embriogênese em Aves” teve como caráter acadêmico promover o acesso à Ciência de uma maneira lúdica e inclusiva aos alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais, da Escola Estadual Cândido Mariano. A conclusão do projeto se deu através de uma exposição dos resultados na Feira de Ciências da Escola Estadual Cândido Mariano, sendo construído um mural com fotos das diferentes fases de desenvolvimento embrionário dos ovos, além de vídeos, slides, e a demonstração de alguns pintinhos para que os visitantes pudessem interagir com o processo numa metodologia teórico-prática, aproximando os conhecimentos científicos da Universidade para a comunidade local.

Também pelo Curso, a estudante Kariny Goes Leandro, orientada pelo Prof. Rogério Rodrigues Faria, apresentou, no dia 23 de julho, o trabalho “Sucesso reprodutivo quantitativo e qualitativo de duas espécies de plantas daninhas de pastagens em uma área de ecótono cerrado-pantanal”.

“Agradeço imensamente ao meu orientador pela oportunidade, ao CNPq pela bolsa concedida e à UFMS/CPAQ, por tudo que vem me proporcionando.”, disse a estudante.

Geografia

Pelo Curso de Geografia, veio uma grande recompensa pela dedicação à pesquisa. O estudante Jorge William Francisco de Souza apresentou, no dia 22 de julho, o trabalho “Residência pedagógica na UFMS: Experiências e Perspectivas no curso de Geografia, Câmpus de Aquidauana”, que foi escolhido como um dos melhores na categoria “ensino” do evento Integra UFMS (veja vídeo com entrevista acima).

Jorge William Francisco de Souza (Geografia) apresentou trabalho premiado no Integra SBPC 2019

O Programa Residência Pedagógica iniciou na UFMS no segundo semestre de 2018, tendo no curso de Geografia a participação de 26 acadêmicos, sendo 24 bolsistas e 02 voluntários, contando com a supervisão de três professores da educação básica, na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade (Anastácio), a professora Mary Beatriz Ibarra Prado Albuquerque, e na Escola Estadual Dóris Mendes Trindade (Aquidauana), as professoras Márcia Regina Romeiro Maciel (substituída pelo professor Alfredo Aguirre da Paixão) e a professora Gerusa de Figueiredo Leite Silva. O programa possui três orientadores do curso de Geografia da UFMS, a Profa. Dra. Eva Teixeira dos Santos, Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista e Prof. Dr. Valter Guimarães.

Além do estudante, outros acadêmicos do Curso também marcaram presença. O acadêmico Agner Ferreira dos Santos Moscardi apresentou, pelo Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIBIC), o trabalho “Entre a insegurança objetiva e a insegurança subjetiva: um levantamento estatístico da criminalidade em Aquidauana e Anastácio”.

A estudante Lilian Adriana Fernandes Dias também representou bem o curso ao apresentar o trabalho “A insegurança urbana em cidades pequenas: uma análise da violência em Miranda e Dois Irmãos do Buriti/MS”. Tanto Agner como Lilian foram orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista e têm seus trabalhos inseridos no projeto de pesquisa “Insegurança urbana e produção do espaço: um estudo sobre a espacialização da criminalidade na microrregião de Aquidauana”.

Jarisson (Geografia) apresentou trabalho no Integra SBPC

No dia 23 de julho, o docente Ricardo Lopes Batista e os acadêmicos Agner Ferreira dos Santos Moscardi e Lilian Adriana Fernandes Dias apresentaram o trabalho “Geografia da violência: uma análise do crime de fruto na microrregião de Aquidauana”. De acordo com o Prof. Ricardo, os trabalhos serão publicados em formato de livro digital e-book, configurando-se como capítulos de livro.

Orientada pela Profa. Lucy Ribeiro Ayach, a estudante Ivânia Mineiro de Souza apresentou, no dia 22 de julho, o trabalho “Turismo e Unidades de Conservação: Análise das condições ambientais e espacialização das potencialidades paisagísticas para o desenvolvimento do turismo na Estrada Parque de Piraputanga-MS”.

Foram ainda apresentados dois estudos, retratando os resultados finais do projeto de pesquisa “Análise da vulnerabilidade natural à perda de solo da Bacia Hidrográfica do Rio Nioaque”, coordenado pelo Prof. Emerson Figueiredo Leite:

  • O estudante Jarisson Lucas da Costa Silva (Geo/Lic) apresentou, como bolsista de iniciação científica, o estudo “Análise da relação uso da terra e energia do relevo na Bacia Hidrográfica do Rio Nioaque”.
  • A estudante Edwina Santos da Costa (Geo/Bac) apresentou, como voluntária de iniciação científica, o trabalho “Análise da morfometria areal da Bacia Hidrográfica do Rio Nioaque”.

Segundo o Prof. Emerson, os resultados das pesquisas se relacionam: “ambas as pesquisas apresentaram análises dos elementos físicos e de ocupação da terra da Bacia Hidrográfica do Rio Nioaque a partir de métodos da geomorfologia e sensoriamento remoto.”.

História

Profa. Maria Neusa foi avaliadora de pôsteres da SBPC e FETEC 2019

Pelo Curso de História, estudantes e docentes compareceram a mais uma edição da Reunião Anual da SBPC.

A Professora Maria Neusa Gonçalves Gomes de Souza, que é mestre e doutora em Educação, foi avaliadora de pôsteres tanto da SBPC como da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC).

Além da docente, outros professores do curso participaram das diversas atividades oferecidas na SBPC 2019.

Letras

Pelo Curso de Letras, houve estudantes, egressos e docentes participando da 71ª SBPC.

Professor na UFMS/CPAQ, José Alonso Torres Freire atuou como avaliador de trabalhos e participou, junto com seus orientandos, de três apresentações de trabalhos:

  • “A representação de negros e oprimidos em obras de Monteiro Lobato”, iniciação científica apresentada pelo acadêmico Murilo de Carvalho Corumbá.
  • “Teatro e Cinema na Universidade”, projeto de cultura apresentado pelo acadêmico Lucas Pereira da Silva Santos.
  • “Cinema em Foco”, projeto de extensão apresentado pela estudante Julianna de Lima Ortiz.

Para Julianna, que está no 8º semestre do Curso, a oportunidade foi especial: “fechar a graduação participando de um evento nacional foi de longe uma das melhores coisas que me aconteceram nesse ano. Não fui apresentar a minha pesquisa dessa vez, mas representei um dos melhores projetos que já participei. Fico feliz por ter sido escolhida para tal. Obrigada, Professor Alonso, por ter me confiado esse papel, o Cinema em Foco foi muito elogiado! Eu desejo muito sucesso daqui pra frente e espero que muitos graduandos possam participar”.

Indígenas da UFMS e escolares apresentaram a dança da ema na SBPC 2019

Murilo afirmou ter gostado de apresentar um trabalho pelo segundo ano consecutivo, dessa vez em um evento com enorme dimensão: “neste ano, a experiência foi ainda melhor do que no ano passado, pois foi agregado ao Integra o SBPC. Participei de 5 dias do evento e foi uma experiência incrível. Fui avaliado por alguns professores e recebi um ótimo feedback, podendo trocar experiências e ideias. Assisti a palestras de professores renomados da UFBA, UFRJ, USP, UNB, e de diversas outras localidades”.

Lucas, por sua vez, destacou o orgulho em ter participado do evento: “foi uma experiência incrível. Além disso, foi muito gratificante ter representado a Cia. de teatro “Pé Esquerdo” e o Projeto “Teatro e Cinema na Universidade” para tantas pessoas de vários lugares, ainda mais num evento tão grande e importante, só me deixou orgulhoso por esse dia”.

Orientada pela Profa. Ione Vier Dalinghaus, a acadêmica Fernanda Oliveira de Goes Borges apresentou, no dia 22 de julho, o trabalho “Produção escrita na escola: da teoria à prática”. O trabalho é fruto do projeto Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e conta um relato de experiência do grupo de estudantes na Escola Dóris Mendes Trindade, trabalhando produção escrita com os alunos do 1° ano do ensino médio, acompanhados pelos bolsistas desde 2018.

Professores Alonso e Camila acompanharam a estudante Julianna Ortiz (Letras) em apresentação de trabalho

A estudante Liliane Paiva Silva dos Santos apresentou, no dia 22 de julho, o trabalho “A ressignificação de ser professor pelo letramento crítico”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Mário Márcio Godoy Ribas e contou com a participação dos estudantes Ana Rita Mesquita da Cruz, Carlos Eduardo Henrique da Cruz, Francielly Roberta Aquino Carvalho, Joslaine dos Reis Nascimento e Léia Cristina Oliveira dos Santos.

O trabalho apresentado por Liliane foi resultado dos estudos de letramentos críticos realizados no PIBID de Letras Português/Inglês e foram aplicados na escola. Esses estudos fizeram com que alguns aspectos do que é ser professor fossem ressignificados, para um profissional que expande possibilidades, incluindo a criticidade, permitindo que o aluno possa fazer várias leituras de um mesmo mundo.

Além dos estudantes, a egressa Talita Ribeiro Martins, atual mestranda no Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens, também participou das atividades da SBPC. Outros docentes do curso também marcaram presença e aproveitaram a oportunidade de participação.

Matemática

Pelo Curso de Matemática, estudantes e docentes levaram a pesquisa produzida no câmpus para o maior evento da América Latina.

Estudantes de Matemática apresentaram trabalhos no Integra SBPC 2019

As estudantes Vivian Campos Martins de Souza e Vanessa Melcher, orientadas pela Profa. Juliana Alves, apresentaram, no dia 25 de julho, o trabalho “Vivenciando o Programa Residência Pedagógica”.

O estudante Guilherme Santos de Aquino apresentou, no dia 24 de julho, o trabalho “Competindo com números inteiros”.

O estudante Ludier Mariano Rosa apresentou, no dia 25 de julho, o trabalho “Matemática básica: reconstruindo os alicerces”.

A estudante Suellen da Silva Paniago apresentou, no dia 25 de julho, o trabalho “Partições de inteiros positivos”.

O estudante Aryel Calvis Ferreira apresentou, no dia 25 de julho, o trabalho “Geometria de Galois e quadrados latinos”.

O estudante Christofer Rossani Queiroz apresentou, no dia 25 de julho, o trabalho “Introdução à informação quântica e códigos quânticos de subespaço”.

Diversos docentes do curso também compareceram, ministrando minicursos e participando das atividades promovidas durante a semana.

Pedagogia

Pelo Curso de Pedagogia, diversos estudantes apresentaram pesquisas no Integra/SBPC.

A estudante Raquel Silveira da Rocha Candellório, orientada pela Profa. Janete Rosa da Fonseca, apresentou, no dia 22 de julho, o trabalho “A biblioteca escolar como agente incentivador da pesquisa: nuances da alfabetização e letramento”.

Estudantes e docentes de Pedagogia participaram do Integra SBPC 2019

O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos que fazem parte do Pibid (Programa de Iniciação à Docência). Os acadêmicos de Pedagogia desenvolvem o projeto de revitalização da biblioteca da escola selecionada desde 2018. Nesse ínterim, os estudantes estão verificando se um espaço físico adequado, bem elaborado, organizado e com pessoas capacitadas para atender e incentivar os alunos influencia no desenvolvimento do gosto pela leitura e pesquisa, com objetivo de buscar meios de incentivo à leitura, identificar as adversidades e também avaliar a eficácia do projeto de revitalização da biblioteca. O intuito é o de ampliar os horizontes cognitivo e imaginativo dos alunos, transformando-os em sujeitos críticos, que é a meta maior do projeto, que continua em desenvolvimento na escola.

A estudante Ariane dos Santos Velasco, orientada pela Profa. Janete Rosa da Fonseca, apresentou, no dia 23 de julho, o trabalho “Sabores e saberes da arte, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares: as parcerias como ponto de partida”.

Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de aproximar os conhecimentos de cada área inclusa no projeto, para formar um conjunto científico amplo no ambiente escolar indígena e não indígena, sem desconsiderar as fronteiras das teorias que lhe são peculiares. Busca-se resgatar, com o saber de cada participante do projeto, os sabores mais diversos para acadêmicos, professores e escolares. São diferentes entrelaçamentos entre esses três elementos (literatura, arte e tecnologia), através de múltiplas abordagens, que apostam em um caráter inovador com que se ensina e se aprende, abrindo diversas perspectivas teóricas e práticas para posteriores debates e discussões em sala de aula.

Álbum de fotos

Confira os registros do CPAQ na 71ª Reunião Anual da SBPC: clique aqui.

*Cursos que não enviaram registros podem encaminhar mensagem para cpaq.ufms@gmail.com para inserção na matéria.