CPAQ inaugurou a cozinha acadêmica e lançou a campanha “varal solidário”

Com o objetivo de atender os cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) e promover a solidariedade na comunidade acadêmica, a Direção do CPAQ e a Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (SECAE/CPAQ) inauguraram, na última segunda-feira (07), a Cozinha Acadêmica e lançaram a campanha “Varal Solidário UFMS 2018” (veja as fotos clicando aqui).

A finalidade do espaço é atender os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação do CPAQ, para que possam realizar refeições e acondicionar alimentos, sobretudo com o uso dos seguintes mobiliários e aparelhos: (01) armário, (01) uma cafeteira, (01) um forno de micro-ondas, (01) uma geladeira, (01) uma mesa e (02) duas cadeiras. A cozinha acadêmica também conta com alguns pratos e talheres.

Cozinha estará disponível a todos os alunos do CPAQ (Clique para aumentar)

Na inauguração, o Secretário de Apoio para Assuntos Estudantis, Alberto dos Santos Gonzales, enfatizou a importância da cozinha acadêmica no CPAQ e também os cuidados com o local: “é importante para todos os acadêmicos do Câmpus de Aquidauana, principalmente para aqueles oriundos de outros municípios, que necessitam permanecer na universidade para as diversas atividades acadêmicas”.

Para o Diretor do CPAQ, professor Auri Claudionei Matos Frübel, a inauguração é uma ação institucional importante: “a Direção providenciou um espaço para instalar a cozinha acadêmica e, como todo lugar público, precisa de algumas regras para seu uso, uma vez que visa atender todos os acadêmicos do CPAQ […] é uma ação muito importante promovida Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, com recursos do Ministério da Educação pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES”.

Os acadêmicos e acadêmicas também comemoraram a inauguração da cozinha acadêmica. Para a acadêmica Liamar, do curso de Pedagogia, “[a inauguração da cozinha acadêmica] foi ótima, principalmente para os alunos que vêm de fora, que podem fazer sua alimentação aqui dentro, trazendo sua marmita para esquentar aqui; e para a gente mesmo, que quer um café ou suco e não tem dinheiro para ir à cantina todos os dias, é excelente […] espero que todos tenham a consciência de cuidar”.

Micro-ondas, pratos e talheres também estarão disponíveis para uso (Clique para aumentar)

“Adorei a ideia, pois muitas vezes tínhamos que vir para a faculdade de manhã e à tarde e não tínhamos tempo de voltar para casa e almoçar […] agora podemos trazer um lanchinho e esquentar aqui”, disse a acadêmica Marilene Luiz de Freitas, do curso de Geografia – Bacharelado.

A Cozinha Acadêmica está localizada na sala C02, no bloco C da unidade II do CPAQ. Para o melhor uso possível, confira as orientações para uso da cozinha acadêmica (clique aqui).

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a SECAE/CPAQ, pelo telefone 3241-0426 ou 3241-0416.

Confira as fotos da inauguração da cozinha acadêmica e do lançamento da campanha varal solidário, clique aqui (álbum de fotos).

Sobre a campanha “Varal Solidário UFMS 2018”

Com o intuito de promover a solidariedade na comunidade acadêmica, a SECAE realizará, até 30/05/2018, a Campanha “Varal Solidário UFMS”, para atendimento de demanda da Assistência Estudantil do CPAQ.

Os interessados  em colaborar com a campanha poderão doar roupas, agasalhos, cobertores e edredons. As doações poderão ser feitas das seguintes formas:

1 – voluntariamente no varal, que ficará instalado no hall dos Blocos A, B e C; ou

2 – encaminhar diretamente à SECAE/CPAQ,  no Bloco A, Sala A10 – Unidade II.

A Campanha “Varal Solidário UFMS” funcionará da seguinte forma: as pessoas realizarão as doações, conforme especificado acima, e aqueles acadêmicos que desejarem poderão retirar os itens constantes no varal de forma gratuita.