CPAQ firma parceria com a Agepen e Facfan

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

O Câmpus de Aquidauana firmou uma parceria com o Estabelecimento Penal de Aquidauana e com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, visando o fornecimento de alimentos para a Brinquedoteca do CPAQ.

Um dos principais fatores determinantes para o surgimento das doenças crônicas é o comportamento alimentar inadequado, alto consumo de ultraprocessados e baixo de frutas e vegetais. O ambiente educacional é um dos espaços possíveis de formação e potencialização de hábitos e práticas saudáveis. Em vista disso, com o fim de fornecer uma boa alimentação para os alunos atendidos pela brinquedoteca, o CPAQ é parceiro da faculdade de Nutrição. Por meio do projeto Nutriteca, os acadêmicos de Nutrição da Facfan, sob a coordenação da profa. dra. Patrícia Vieira Del Ré, que gerenciarão a produção de refeições da unidade, promovendo a adequação, saudabilidade e segurança dos lanches ofertados.

A profa. dra. Patrícia Patrícia Vieira Del Ré dissertou que “um dos principais fatores determinantes para o surgimento das doenças crônicas é o comportamento alimentar inadequado, alto consumo de ultraprocessados e baixo de frutas e vegetais. O ambiente educacional é um dos espaços possíveis de formação e potencialização de hábitos e práticas saudáveis”.

Já o Estabelecimento Penal de Aquidauana fica responsável por ajudar na confecção dos alimentos. O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, ressalta a importância da ação: “Para todos nós do EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana) e não tenho dúvidas que para nossa instituição AGEPEN, toda parceria vinculada a educação e a oportunidade de reintegração social é sempre vista com bons olhos. Afinal, projetos como a “Brinquedoteca” da UFMS além do lado social, existe a contribuição do desenvolvimento da criança e os homens reclusos hoje na nossa unidade estão contribuindo e se sentindo parte ativa deste processo, visto que, eles são voluntários na confecção de alimentos que hoje é ofertado a essas crianças. Contribuir com o desenvolvimento, levar um pouco do que podemos fazer aqui no inteiro da unidade e ser parte ativa no processo de execução de um laboratório como este desenvolvido pela Universidade, nos deixa não apenas orgulhosos, mas certos de que o futuro está sendo traçado, com educação e esperança para as crianças, e de um recomeçar para nossos reeducandos.”

Texto: Cláuber Silva