Conhecimento adquirido em disciplina é compartilhado em forma de poemas

Postado por: Marco Santos

Poemas produzidos por estudantes de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ) estão sendo publicados na página Os desafios da Educação do Campo: sob a trama da poesia no Facebook. O intuito é compartilhar com a comunidade os desafios vivenciados pelas escolas localizadas no campo, conhecimento adquirido na disciplina Educação do Campo, ministrada para a turma do quinto semestre.

As aulas neste primeiro período letivo de 2021 tiveram apresentações de vídeos, leituras e atividades sobre a realidade do campo. Os encontros foram realizados pelo Google Meet, com cerca de 45 alunos.

“O objetivo da produção dos poemas é permitir que os estudantes expressem o conhecimento que obtiveram na disciplina, e que resultou em reflexões sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas escolas localizadas no campo. Os poemas possuem temas variados, desde as mazelas sofridas pelo povo do campo, passando pela desvalorização de suas capacidades até chegar à cultura e às particularidades do cotidiano dessas pessoas”, explica a professora Luci Carlos de Andrade, ministrante da disciplina.

A disciplina também foi composta por palestra e pela realização de pesquisas. “Contamos com a palestra da professora Célia Beatriz da Cidade Universitária que ministra aulas no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Além disso, os acadêmicos realizaram pesquisas sobre as escolas pantaneiras da microrregião de Aquidauana”, conta Luci.

A página para divulgação dos poemas foi criada em junho deste ano. “Pretendemos relatar os desafios que as escolas desse meio enfrentam para sobreviver. Que essas manifestações artísticas possam contribuir para o desenvolvimento de um olhar mais sensível a essa parcela da população, no sentido da elaboração de ações para melhorar essa realidade”, conclui a docente.

Para conhecer as produções acadêmicas, basta clicar aqui.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)

Foto: arquivo dos acadêmicos (antes da pandemia da Covid-19)