Nesta segunda, tem início o I Congresso On-line Internacional de Educação

Postado por: Joao Doarth

De 23 a 27 de novembro, o curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ) realizará o 1º Congresso On-line Internacional de Educação da UFMS/CPAQ. O evento abordará o tema “A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores e a formação docente em discussão”, e as atividades serão transmitidas pelo Facebook e pelo Google Meet.

A programação é composta por apresentações culturais e apresentações de trabalhos, e palestras ministradas por convidados de várias regiões do Brasil e de Portugal. O Congresso é aberto a toda a comunidade e destinado a estudantes de Pedagogia.

De acordo com a professora Janete Rosa da Fonseca, membro da comissão organizadora, o evento tem por objetivo “manter tanto os docentes e principalmente os discentes do curso de Pedagogia e de toda a instituição conectados com as tendências e realidades da formação de professores no mundo”, explica.

Evento terá início na próxima semana (clique para aumentar)

Janete ainda destacou as influências do cenário atual para a idealização do evento. “Cada indivíduo do mundo teve que renunciar o contato direto com as pessoas que não integravam seu círculo familiar mais imediato, por fim, os aparelhos foram utilizados não para conectar-se com links, sites ou arquivos, mas sim para conectar-nos com pessoas de carne e osso.  Desta forma, e para transformar a crise numa oportunidade, procurou-se aproveitar esta conjuntura para estabelecer e reafirmar estes laços, os de pessoas com pessoas, mesmo que a distância, unidos desta vez pela mesma tecnologia que alguns acreditavam que nos afastavam”, conclui.

O 1º Congresso On-line Internacional de Educação está sendo organizado pelas professoras Janete Rosa da Fonseca, Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha e estudantes do curso de Pedagogia.

Programação

As atividades serão transmitidas pela página do evento no Facebook. Já as apresentações de trabalho serão realizadas via Google Meet. A comissão organizadora disponibilizará os links aos participantes inscritos.

Segunda-feira (23/11): Abertura e palestras

13h30 – Apresentação Cultural

14h – Mundo X (TIC + Educação) – Um mundo de TIC num mundo de Educação. Palestrante: Prof. Dr. José Arrifano Tadeu – Guarda, Portugal.

15h – Achadouros de infâncias e reinvenções de espaço na formação de professores de crianças. Palestrante: Profª. Drª. Josiane Brolo Rohden.

Terça-feira (24/11):

13h30 – Formação Docente na Atualidade: Dilemas e desafios. Palestrante: Prof. Dr. Moacir Juliani.

15h – Da pandemia das imagens às imagens necessárias: A possibilidade da impossibilidade (de novo). Palestrante: Prof. Dr. Fernando José Pereira – Porto, Portugal.

Quarta-feira (25/11):

13h30 – Pensar o território da infância: A(s) experiência(s) plástica(s). Palestrante: Sandra Ferro – Doutoranda em Educação Artística – Universidade do Porto, Portugal.

15h – Alfabetização cultura escrita na infância: carregando água na peneira. Palestrante: Profª. Drª. Regina Aparecida Marques de Souza.

Quinta-feira (26/11):

13h30 – Desdobramentos do conceito de estágio supervisionado na formação docente no contexto da Covid-19. Convidada: Profª. Drª. Vera de Mattos Machado.

15h – O pano que os contos encantam. Convidada: Sherry Maia – Pós Graduanda em Arteterapia.

Sexta-feira (27/11): Encerramento

13h30 – Apresentação cultural

14h00 – Diversidade e Inclusão: Reflexões para a sociedade contemporânea. Palestrante: Profª. Drª. Mirella Villa.

15h30 – Comunicações orais (Apresentação de trabalho). O link das salas no Google Meet será disponibilizado pela comissão.

17h – Encerramento do evento. Palestrante: Profª. Drª. Janete Rosa da Fonseca.

Para mais informações, basta acessar a página do evento no Facebook e no site even3.com.br/ciedcpaq.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)