Confira as orientações gerais para a renovação de matricula 2018-2

Nesta quinta-feira (26), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou as orientações gerais para o processo de renovação de matrícula, bem como os passos que o discente deverá executar no Siscad (Módulo de Matrícula Online 2018) para a realização da matrícula.

A renovação de matrícula é composta por três etapas:

1. Seleção de disciplinas (dias 30 e 31 de julho);

2. Ajustes de matrícula (dias 9 e 10 de agosto) e

3. Validação de matrículas.

A participação no processo de renovação de matrícula deve ser realizada conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e é obrigatória para a manutenção do vínculo acadêmico com a UFMS, exceto para os discentes que:

1. Fizerem opção pelo trancamento de matrícula;

2. Estiverem em mobilidade acadêmica nacional ou internacional;

3. Forem ingressantes em 2018/2;

4. Forem dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, que seguem calendário específico.

Na primeira ausência de renovação de matrícula pelo discente, de acordo com a Resolução COGRAD nº 638/2017, o vínculo acadêmico poderá ser convertido em trancamento pelo Coordenador de Curso. O discente será excluído por desistência se no semestre seguinte não renovar a matrícula ou se estiver impedido de trancar por ter atingido o limite máximo de quatro semestres de trancamento. Caso o discente opte pelo trancamento de matrícula​, ele poderá ser feito de forma online através do menu “Trancamento” no endereço https://matriculas.ufms.br até o dia 03/08/2018​. Se o discente estiver com a matrícula trancada e optar por participar do processo de matrícula, o trancamento de matrícula será cancelado automaticamente.

A escolha do discente não garante sua matrícula em uma turma específica, pois, quando o número de inscritos for maior que o número de vagas de uma turma, as vagas serão alocadas de acordo com as prioridades definidas nas resoluções que regulamentam o processo de matrícula.

ATENÇÃO:

● A seleção de disciplinas deverá ser feita a partir das 7h do dia 30/07/2018 até às 23h59min do dia 31/07/2018.

● A ordem cronológica da seleção não interfere na alocação de vagas.

● É de inteira responsabilidade do discente acompanhar todo o processo de matrícula.

Confira um guia detalhado com os passos para a renovação de matrícula 2018-2, clique aqui.

Veja abaixo o cronograma das etapas de renovação de matrículas 2018-2:

Etapas Responsável(is) Datas
Seleção de disciplinas online pelo SISCAD (estudante) Estudantes 30 e 31 de julho
Processamento da seleção realizada para preenchimento e distribuição das vagas AGETIC 1 de agosto
Ajustes de matrículas Coordenação de curso 2 a 7 de agosto
Estudantes 9 e 10 de agosto
Processamento dos ajustes realizados para preenchimento e distribuição das vagas AGETIC 13 de agosto
Validação de matrículas Coordenação de curso e SECAC 14 a 17 de agosto