Confira as ações do CPAQ na Semana Lixo Zero UFMS 2021

Postado por: Marco Santos

Com o objetivo de promover conscientização ambiental e práticas sustentáveis, de 25 a 30 de outubro foi realizada a Semana Lixo Zero da UFMS CPAQ 2021, com diversas atividades presenciais, seguindo o Plano de Biossegurança da UFMS, sobre temas relacionados à sustentabilidade e gestão de resíduos, além de ações de limpeza e coleta de materiais.

No dia 28 de outubro, foi realizada uma coleta de campo em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Aquidauana (SEMA) e atletas de canoagem do município para enfatizar as consequências da ação do homem na Lagoa Comprida. A coleta foi realizada com o auxílio de 4 caiaques e foram retirados 8 sacos de lixo do interior da Lagoa ao longo de 2 horas de atividade.

Ainda no dia 28 de outubro, no período vespertino, foi realizada a oficina de reciclagem de óleo, na qual a Profª. Eva Teixeira enfatizou o quão poluente é esse tipo de resíduo para o meio ambiente e que, portanto, não deve ser descartado na pia ou no solo. Por fim, ensinou-se a produzir sabão líquido de excelente qualidade, utilizando o óleo de cozinha usado e materiais encontrados com facilidade no comércio.

No dia 29 de outubro, foi realizada a oficina de compostagem, em que o Prof. Dr. Fernando Ibanez Martins (SEMA) explicou a importância da separação dos resíduos domésticos e ensinou como fazer uma composteira para produção de adubo 100% orgânico usando baldes e matéria-prima gerada na própria cozinha das nossas casas.

No sábado (30/10), recebemos a equipe da Profª. Adriana Luzardo e os estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária (CEPA), que realizaram a oficina de reciclagem de papel com o objetivo de inspirar as pessoas a reduzir a geração de lixo e criar mecanismos, tecnologias e iniciativas para reinserir os resíduos de volta nas cadeias produtivas. A equipe trouxe todas as etapas da produção para dar mais agilidade ao processo, o que permitiu que todos os participantes conseguissem produzir e levar para casa seu próprio papel reciclado artesanal.

Ao longo da Semana, o estacionamento do Campus funcionou como Local de Entrega Voluntária (LEV) temporário e foram recebidas cerca de 4 caçambas de papel/papelão, 2 caçambas de plásticos diversos, cerca de 30L de óleo usado, grande quantidade de garrafas de vidro, eletroeletrônicos, lâmpadas, medicamentos vencidos, pilhas e baterias. Todos os materiais recicláveis coletados durante a ação foram destinados aos catadores do município.

A Semana Lixo Zero é uma ação criada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e realizada anualmente em mais de 170 cidades em todo o país. A UFMS e o ILZB estão firmando parceria para tornarem a Semana um evento fixo do calendário acadêmico da universidade, além de outras ações relacionadas à temática ambiental e sustentável.

O Campus de Aquidauana, em nome da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, agradece ao Secretário do Meio Ambiente e ao Prefeito Municipal, bem como ao Instituto Lixo Zero Brasil e aos demais envolvidos, pelo inestimável suporte prestado à Semana Lixo Zero UFMS CPAQ 2021. Tais parcerias e colaborações são essenciais para a realização e o fortalecimento do evento.

Clique aqui para conferir os registros da Semana Lixo Zero UFMS CPAQ 2021.

Texto: Adriana de Barros

Revisão: Marco Santos