Comunicado: não danifique os mapas táteis

Postado por: Joao Doarth

Com o objetivo de promover a acessibilidade, a UFMS instalou, nas últimas semanas, dois mapas táteis na unidade II do Campus de Aquidauana (CPAQ).

O mapa tátil auxilia as pessoas com deficiência visual ou baixa visão sobre o curso de uma rota acessível, de forma a combinar textos em Braille e alto-relevo e informações não táteis, como o contraste de cores e a tipologia utilizada, que devem promover a leitura do ambiente com a mínima ou nenhuma interferência de comunicação.

Em consequência disso, a UFMS solicita à sua comunidade acadêmica que não danifique os mapas táteis, seja com o apoio corporal sobre mapa, seja com o apoio de materiais, como mochilas e bolsas, sobre ele. Atitudes como essas podem gerar danos graves ao mapa tátil, que tem uma estrutura frágil e não foi feito para receber peso, além de possuir informações táteis (bolinhas dos textos em braile) que podem ser danificadas facilmente com o apoio de objetos sobre sua estrutura.

Mapas táteis trazem informações acessíveis sobre as localizações na unidade II (clique para aumentar)

Além disso, caso o indivíduo se apoie no mapa tátil e este venha a quebrar, é possível que haja danos físicos também à pessoa. Por isso, a melhor forma de prevenção é sempre respeitar a funcionalidade para que o objeto foi construído.

Os mapas táteis estão instalados na entrada principal da unidade II, ao lado da guarita, e na passarela entre os blocos A e C, ao lado do estacionamento de carros oficiais.

A UFMS agradece a compreensão de todos.