Comitê Setorial de Extensão do CPAQ convida a todos para palestra e debate sobre ensino, pesquisa e extensão

Nesta segunda-feira (21), o Comitê Setorial de Extensão do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), composto pelos docentes Christiane M. Pitaluga, Elisangela M. de Carvalho, Franchys M. N. S. Ferreira, Izac de O. B. Bonfim e Rosalina B. de Assunção, convida a todos os docentes, técnicos e discentes para uma palestra e debate com a seguinte temática:

“A indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão no contexto das ciências humanas e sociais”

Indicado para o Comitê Setorial de Extensão CPAQ pela Professora Dra. Isabelle Pinheiro, o professor Dr. Francisco Fransualdo de Azevedo, que coordenará a palestra/debate, possui projetos de extensão em convênio com Brasil versus África em um modelo de internacionalização.

A experiência do professor em projetos de extensão de contexto internacional e em regiões de acentuados problemas socioambientais irá contribuir significativamente para ações referentes a demandas da região do Pantanal.  O Professor Dr. Francisco Fransualdo de Azevedo será recepcionado na organização da palestra/debate pelos acadêmicos do Curso de Turismo. Será um excelente momento de troca de experiências para os docentes, técnicos e discentes do CPAQ/UFMS.53aba975-50b6-4a24-8741-bab22701ac6a

O professor Francisco Fransualdo de Azevedo é Geógrafo, Economista, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Geografia. Possui estudos realizados na Universidade Católica de Santos, Universidade Católica de Uberlândia, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade de Barcelona.

O docente, que desenvolve pesquisas no Brasil, Europa e África, coordena e participa de projetos de pesquisa e extensão universitária no Brasil e no exterior; é orientador de trabalhos de iniciação científica, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado nos Programas de Pós-graduação em Geografia e Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Autor de 5 livros e de vários capítulos de livros, de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e de internacionais versando sobre temas como: reestruturação produtiva, desenvolvimento local e regional, turismo, indústria, agricultura familiar e transformações sócio espaciais. Consultor ad hoc e membro de conselhos científicos de revistas e periódicos nacionais e estrangeiros. Editor-chefe da Revista Sociedade e Território do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA – UFRN).

O professor possui projetos de extensão desenvolvidos com base em metodologias participativas, de educação popular e de economia solidária. Os principais são:

• SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO NAS CIDADES DE PORTE MÉDIO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR (REGIÃO DO SERIDÓ);
  • AGRICULTURA URBANA, GERAÇÃO DE RENDA E SUSTENTABILIDADE NA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 9 (ZPA 9) NOS MUNICÍPIOS DE NATAL E EXTREMOZ, RN;
  • SUSTENTABILIDADE DO CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO DE LEITE EM ESTABELECIMENTOS RURAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR (REGIÃO DO SERIDÓ);
  • PROJETO TRILHAS POTIGUARES (3 anos consecutivos);
  • PROJETO CAJUSOL – DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DO CAJU E GIRASSOL NO RN;
  • INICIATIVAS SOLIDÁRIAS A PARTIR DE AÇÕES ASSOCIATIVISTAS BASEADAS NAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: DIÁLOGO COM VIÚVAS VÍTIMAS DA GUERRA CIVIL, AIDS E MALÁRIA NA COMUNIDADE DE RUSHOOKA – UGANDA – ÁFRICA;
  • AIDS E MALÁRIA NA COMUNIDADE DE RUSHOOKA – UGANDA – ÁFRICA.

A palestra seguida de debate irá ocorrer no dia 14/12/2016, uma quarta-feira, às 09h, no Auditório Paulo Corrêa, no Bloco B da Unidade II CPAQ, pelo Prof. Dr. Francisco Fransualdo de Azevedo, da UFRN. Participe!