Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Aquidauana conta com a presença do CPAQ

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Servidores e estudantes do Campus de Aquidauana participaram dos eventos preparados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aquidauana em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta oportunidade, projetos, pesquisas, palestras e atividades lúdicas foram realizadas com a população que compareceu ao Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida no dia 03 de junho.

O curso de Geografia apresentou os projetos: Rede Recicla e Rede Recicla Educa, além do artigo publicado na Revista Pantaneira sobre a disposição de resíduos sólidos na Lagoa Comprida e seus impactos. Ainda, foram realizadas dinâmicas educativas interativas com as crianças a respeito da forma correta de separar os resíduos recicláveis, explicando a importância da mudança de comportamento para a reciclagem, os impactos do lixo na Lagoa Comprida e as possibilidades de destinação adequada dos resíduos aos catadores e empresas de recicláveis, localizados em Aquidauana e Anastácio, com a facilidade do aplicativo Rede Recicla.

Os projetos: Climatização de residências com uso de recicláveis, Compostagem, o que é?Qualidade da Água superficial foram apresentados pelo curso de Ciências Biológicas. Além disso, foram levados alguns equipamentos utilizados em coleta de água (pHmetro, sonda multiparâmetro), coleta de sedimentos (dragas) e rede para coleta de plâncton. Ressaltou-se a importância de alguns parâmetros de qualidade da água, o funcionamento do aparelho de medição do pH e sua aplicação prática, tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente. Bem como, foi filtrada uma amostra da água da Lagoa Comprida para visualização (em um estereomicroscópio) da diversidade de zoo e fitoplâncton presentes no local.

O curso de Pedagogia apresentou o projeto Alfabetizar letrando: ações extensionistas com crianças das Escolas Municipais de Aquidauana/MS, além de atividades lúdicas de contação de histórias e reescritas, jogos pedagógicos, a arte de pintar os rostos com animais do Pantanal, contação de histórias com bonecos e livros de pano.

“A participação dos cursos da UFMS foi muito importante, permitindo que o conhecimento científico seja aplicado, também para o contato direto com as crianças das escolas promovendo uma troca entre os alunos da graduação e pós-graduação com os estudantes. O contato direto dos alunos da rede básica com os alunos e professores da Universidade proporciona a motivação para que eles tenham expectativa de adentrar ao Ensino Superior. Foi lindo de ver as crianças interagindo, perguntando, respondendo corretamente nossas perguntas. Bem como, nossos alunos da graduação e pós-graduação ficaram motivados em participar de outros projetos”, comentou a Profª. Lucy Ayach.

Clique aqui para conferir alguns registros do Evento.

Texto: Ana Graziele Toledo

Revisão: Cláuber Silva