I Semana Acadêmica de Administração e Turismo começou na segunda

Postado por: Joao Doarth

Teve início, na última segunda-feira (01), no auditório Dóris Mendes Trindade, unidade I do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), a I Semana Acadêmica de Administração e do Turismo, organizada em conjunto pelos cursos de Administração e de Turismo do CPAQ.

Com uma programação intensa e diversificada e com a temática “Empreendedorismo e inovação: da integração à inclusão”, o evento propõe despertar na comunidade acadêmica, nos profissionais de diversas áreas do saber e sociedade geral, o interesse por conhecer iniciativas empreendedoras, projetos e percursos de vida que marcam, em sua trajetória, as possibilidades de entender e reconhecer que o empreendedorismo e a inovação podem representar instrumentos de integração e inclusão social, nos diversificados eixos e campos de atuação do profissional.

Haverá transporte para participantes da unidade II para a unidade I (clique na foto para aumentar)

A iniciativa desse evento surgiu na perspectiva de unir e propiciar o diálogo interdisciplinar de temáticas e saberes que integrem as duas áreas do saber: Administração e Turismo. Para isso, foram convidados profissionais, estudantes e pesquisadores, que têm como desafio, nos debates, apresentar iniciativas e vivências voltadas à empregabilidade e ao profissionalismo no país, propondo práticas alternativas cotidianas que façam diferença no médio e longo prazo. Pensar em modelos de negócios, tecnologias digitais e plataformas de serviços inclusivos pode ser um dos caminhos inovadores e diferenciados para se fomentar e impactar o crescimento econômico e social do Brasil.

Para a noite de abertura, haverá uma apresentação cultural do Grupo Dança Danza da UFMS e, logo em seguida, um painel de debates, que promete socializar, ao público participante, iniciativas empreendedoras de sucesso no Turismo Pantaneiro, a começar pela participação da potência feminina da constituição desse painel, a chef de cozinha indígena Kalymaracaya Mendes Nogueira, e da empresária do setor de Turismo de Corumbá (MS), Joice Carla Marques, mediadas pela professora Patrícia Zaczuk Bassinello, do curso de Turismo.

Após o painel, os participantes poderão degustar de quitutes especiais feitos pela comunidade e alunos indígenas da aldeia Buritizinho.

A comissão organizadora também disponibilizou, para os inscritos no evento, um ônibus para deslocamento da unidade II para a unidade I do CPAQ, apenas nos dias 01 e 02 de outubro, com saída da unidade II às 18:40 e retorno após o evento.

Inscrições ainda podem ser realizadas, acessando o link https://www.sympla.com.br/i-semana-academica-da-administracao-e-do-turismo-do-cpaq__352199

Confira abaixo a programação completa do evento.

  • 01/10/2018 – Segunda-feira – Auditório Dóris Mendes Trindade – Unidade I

 19h – Abertura oficial I Semana da Administração e do Turismo do CPAQ

19:10 – Atividade Cultural – Dança Danza UFMS

19:30 – Painel de Debates: “Empreendendo no Turismo Pantaneiro”

Debatedores:

Joice Carla Marques – Empresária do setor de Turismo de Corumbá (Joice Pesca & Tur)

Kalymaracaya Mendes Nogueira – Chef  de cozinha indígena

Profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello (UFMS/CPAQ) – mediadora

22h – Coquetel indígena – Aldeia Buritizinho – Aquidauana/MS

  • 02/10/2018 – Terça-feira

 TARDE – Bloco B -Salas de aula e espaços externos – unidade II

14h – 17h – Minicursos e Oficinas

 Minicurso 01 –  sala B15 – Projetos sustentáveis e oficina de reaproveitamento – Neliane Robaldo Guedes Corrêa (Administradora pela UFMS/CPAQ, Mestre em Geografia PPGO/CPAQ e Coordenadora do Projeto Arte de Fazer) – vagas esgotadas

PS: Cada participante inscrito neste minicurso deverá levar 5 garrafas pet de 2 litros (limpas)

Minicurso 02 – sala B14 – Etnossustentabilidade: princípios e práticaO caso da experiência Terena nas aldeias Lalima e Cachoeirinha – Prof. Mario Ney Rodrigues Slavador (Administrador pela UCDB, Doutorando em Ciências Sociais pela UFRRJ) – vagas esgotadas

Oficina  03 –  sala B13 – Vivências adaptadas no Turismo de Aventura – Cláudio Benites ( Curso de Educação Física UFMS/Campo Grande e Trilha Extrema-Turismo e Aventura) – vagas esgotadas

NOITE – Auditório Dóris Mendes Trindade – unidade I

 18h – Exposição de empreendedores (hall de entrada do auditório)

19h – Atividade Cultural – Canto com Ana Laura Niedack

19:30 – Mesa Redonda: “Acessibilidade no Mercado de Trabalho”

Debatedores:

Prof. Me. Bruno Nantes – UFMS/CPAQ

Telma Nantes de Matos (Vice-Presidente ISMAC – Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florisvaldo Vargas)

Lorival da Silva Santos (Projeto Bocaiuva – Coordenador Casa do Artesão de Aquidauana)

Rodgers Maurizio Quadros Batista (Dirigente do Atlântico Supercenter)

Izabel Cristaldo Alves da Silva (Graduada em Letras – UFMS/Multiplicadora de Libras)

Profa. Esp. Josélia Gomes do Carmos (UFMS/CPAQ)

Profa. Dra. Lucy Ribeiro Ayach (UFMS/CPAQ) mediadora

  • 03/10/2018 – Quarta-feira – Hall Social e Auditório Dóris Mendes Trindade – unidade I

 17h às 19h – Exposição de pôsteres de pesquisas dos cursos

19h30 – Atividade Cultural – Canto Coral UFMS/CPAQ

19h45 – Painel de Debates: “Ciência e Inovação”

Prof. Dr. Flávio Aristone (UFMS/Campo Grande – Coordenador do Projeto “Bocaiuva, a Palmeira da Paz”)

Profa. Dra. Márcia Cristaldo (IFMS/Aquidauana- Pesquisadora na área de Inteligência Artificial)

Rodrigo Cazelli – Administrador/Consultor – Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul

Acadêmica Sara Yasmin Peixoto Machado e Dra. Valquiria Barbosa Nantes Ferreira(IFMS/Aquidauana –”Projeto  Biogás em Comunidades Indígenas”)

Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi (UFMS/CPAQ) mediadora

 

  • Confira abaixo novamente as palestrantes da noite de abertura:

Joice Carla Santana Marques

Foto 1 – Joice Carla Santana Marques

Empresária, casada, mãe de dois filhos: Gabriel (17) e Marcela (13). Com 26 anos no segmento de Cruzeiros fluviais de Pesca Esportiva, é precursora no desenvolvimento e operação de Cruzeiros de Ecoturismo no Pantanal. Natural de Franca/SP, aos 14 anos de idade já trabalhava colando sola de sapatos em fábrica de calçados daquela região. Iniciou seu trabalho no Pantanal de Corumbá/MS nos anos 1990 como secretária e posteriormente como gerente de agência de pesca esportiva onde atuou por vários. Em 1999, iniciou o desafio e sonho de abrir a sua própria empresa, a JOICE PESCA & TUR. A empresa JOICE PESCA & TUR atua no mercado desde o ano 2000, como operadora receptiva especializada em cruzeiro de Pesca Esportiva e Ecoturismo, em Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul. Hoje com uma equipe de trabalho formada por 100 colaboradores, destaca-se no atendimento e na competência dos serviços prestados, com uma frota oficial composta por 3 embarcações: KAYAMÃ 5 estrelas, VIP e NETUNO, barcos modernos, adaptados à geografia do Pantanal, para transformar as viagens de pesca esportiva ou de ecoturismo em uma experiência agradável, emocionante e inesquecível. Atualmente, além de coordenar pessoalmente todas as operações de sua empresa, compartilha suas experiências profissionais no mercado do turismo de pesca esportiva e de ecoturismo em eventos acadêmicos, escolares, encontros empresariais, entre outros.

Letícia Mendes Nogueira

Foto 2 – Letícia Mendes Nogueira

Conhecida em meio a seus pares como Kalymaracaya, nome de origem indígena, pertencente à tribo Terena, cozinheira, nascida na aldeia Bananal Distrito de Taunay de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, no dia 12 de Janeiro de 1981. Frente a seu tempo, é a única chef indígena do país. Formada em turismo pela faculdade FUNLEC–IESF e no Curso Profissionalizante em Cozinha da Escola Ezequiel Ferreira Lima – CEPEF, ambas em Campo Grande, e Pós-graduanda em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira pelo Instituto Cotemar.

O saber indígena contribuiu para mesclar a teoria aprendida em sala de aula e conseguiu acoplar técnicas culinárias indígenas com toque contemporâneo e sutilmente reproduzi-las em sua cozinha. Trabalha com ingredientes cultivados na aldeia e preserva na receita sua essência. Transformando-a com simples detalhe, mas que provoca surpresa na apresentação do prato. Dentre algumas premiações de destaque foi a conquista do Prêmio Nacional Dólmã 2016 – Categoria Estadual (Mato Grosso do Sul).

E o percurso de mais alguns dos profissionais que estarão conosco nos debates do evento:

Rodrigo Cazelli

Foto 3 – Rodrigo Cazelli

36 anos. Formado em Administração de Cooperativas e Empresas Rurais, Pós Graduado em Administração de Marketing e Propaganda, pela Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul. Atuação por mais de 10 anos na gestão de Consórcios Públicos, ocupando cargo de diretoria. Consultor Empresarial – Atuando com foco em desenvolvimento humano visando o desempenho, habilidades e capacidades do indivíduo, grupo ou empresa. Consultor, Palestrante com foco em motivação e vendas. Consultor, instrutor e palestrante – Escola de Governo – MS. Presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul. 2017/2018. Profissional de Coaching e Analista Comportamental formado pelo, IBC – Instituto Brasileiro de Coaching certificado pela ECA – European Coaching Association, GCC – Global Coaching Community, IAC – International Association of Coaching e Behavioral Coaching Institute. Professor de Graduação – Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Profissional com mais de 12 anos de atuação em Administração Pública e Privada. Mais de 20 cidades Atendidas. Mais de 3.800 horas de consultoria e treinamento de pessoas.

Maria Izabel Cristaldo Alves da Silva

Foto 4 – Maria Izabel Cristaldo Alves da Silva

38 anos. Nascida em Aquidauana Mato Grosso do Sul, estudou na escola Antônio Correa em período de sala especial, cursou todo o ensino fundamental e médio na Escola Coronel José Alves Ribeiro – CEJAR, ingressando na UFMS, Curso de Licenciatura Plena em Letras – Literatura (2006 a 2010). Atuou como multiplicadora de Libras por 3 anos pela SED/MS. Coordenou o grupo de acessibilidades para surdos na GEMED (Secretaria de Educação do Município de Aquidauana).

Flávio Aristone

Foto 5 – Flávio Aristone

Bacharel em Física pelo IFSC da USP – 1986; Mestre em Física pela UFPE – 1989; Doutor em Física pelo INSA de Toulouse, França – 1994; Professor Titular da UFMS Pós-doutorados: CNET / France Télécom (1994-1995); UFSCar (1996); Universidad Autónoma de Madrid (1997 E 1999); CAMD / LSU (2001-2003); e Universidad Politécnica de Valencia (2005) Experiência científica em: Física de Semicondutores Litografia e Tecnologia LiGA MEMS / BioMEMS – Energias Renováveis: aplicação de sistemas fotovoltaicos no campo Prêmio FINEP de Inovação 2012: Primeiro lugar Regional (Centro-Oeste) na categoria Tecnologia Social. Projeto “Bocaiuva, a Palmeira da Paz”.

 

  • Apoio:

Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (FUNDACT)

Cooperativa Dos Produtores Rurais da Região do Pulador E Anastácio (COPRAN)

Aquafisio

Jornal O Pantaneiro

Rádio América FM 100,9 – Aquidauana

Nova FM 103.5 – Anastácio