Com espaço lotado, grupo do CPAQ apresentou “Cartas de amor”, em Corumbá (MS)

A peça “Cartas de Amor” é um sucesso por onde passa. Dessa vez, o grupo, que saiu do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ), apresentou o espetáculo na cidade de Corumbá (MS).

Com o espaço reservado lotado, a apresentação da peça foi realizada no dia 7 de dezembro, na Casa de Memória Dr. Gabi, uma casa de um benfeitor da cidade, que virou um espaço cultural.

O grupo, formado por professores e acadêmicos da UFMS/CPAQ, além de colaboradores, tem se focado em propagar a arte, cultura e lazer de qualidade para todos os públicos. A Companhia de Teatro Pé Esquerdo realizou sua apresentação, que teve entrada gratuita na capital do pantanal.

A peça faz parte do Projeto de Cultura e Cinema na Universidade, com textos do Prof. José Alonso Tôrres Freire (a partir de pesquisa da vida e obra de Fernando Pessoa) e Direção Artística de Bianca Machado.

Foto panorâmica da apresentação realizada em Corumbá (MS) (clique para aumentar)

Segundo o prof. José Alonso, coordenador do projeto, a ação é uma conquista da Instituição: “Apresentamos, com muito sucesso, a nossa peça ‘Cartas de amor’, em Corumbá, na Casa de Memória Dr. Gabi […] Precisamos de muito esforço e tivemos o apoio de várias pessoas e instituições, como a Direção do CPAQ e a Proece”.

Sobre o projeto

Grupo formado no CPAQ é sucesso por onde passa (clique para aumentar)

O projeto de cultura “Teatro e Cinema na Universidade” completa, em 2019, três anos de existência. Foi criado com o intuito de proporcionar a acadêmicos e interessados de Aquidauana, Anastácio e região o contato criativo, crítico e formador com o teatro. Com isso, foi instituído um grupo estável de teatro, composto prioritariamente por alunos do CPAQ.

No primeiro ano, 2017, foi produzida e encenada a peça “A hora da estrela Clarice Lispector”. No segundo ano, 2018, foi a vez de produzir e encenar o espetáculo “Todos querem ser Dona Margarida!”, uma releitura e adaptação do texto “Apareceu a Margarida”, do dramaturgo Roberto Athayde.

Em 2019, o grupo ousou e produziu uma peça original, de autoria do coordenador do projeto, Prof. José Alonso Torres Freire, com a colaboração de sua Diretora, Bianca Machado, e de todo o grupo, a partir de textos do poeta português Fernando Pessoa, cujo título é “Cartas de Amor”. A intenção é apresentar a peça em escolas de Aquidauana e região, além de eventos na Cidade Universitária (Campo Grande) e na UFMS/CPAQ.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do projeto, Prof. José Alonso, pelo e-mail jose.freire@ufms.br.